Caça norte-americano cai em Okinawa. O piloto da US Marine Corps ejetou com segurança quando o seu avião caça caiu nas águas a leste de Okinawa, disseram autoridades.
O avião de combate, um Marine Corps AV-8 Harrier Jump Jet, partiu da base aérea de Kadena dos EUA e caiu a 153 km (95 milhas) ao largo do Cabo Hedo, de acordo com um oficial da guarda costeira local.
A Guarda Costeira japonesa enviou equipes de resgate por volta de 14h00 local e recebeu um relatório, duas horas mais tarde, que pelo menos uma pessoa foi retirada do local do acidente.
O piloto ejetou e foi resgatado por uma equipe da força aérea dos EUA, disse a Marinha Expedicionária, em um comunicado, acrescentando que as causas do acidente estão sendo investigadas.
Embora a aeronave seja de apenas um piloto, a versão de treinamento tem dois assentos. Não está claro quantas pessoas estavam a bordo.
Okinawa, no extremo do Japão, é o lar de uma grande presença militar dos EUA. As bases norte-americanas são uma fonte de tensão com moradores da ilha, em grande parte devido às suas preocupações de custo e segurança (vide vários casos de estupro e direção embriagada).
Em junho, dezenas de milhares de habitantes de Okinawa foram às ruas da capital da província, Naha, exigindo o fim da presença do país na ilha, após o assassinato de uma mulher local por um funcionário civil da base aérea de Kadena.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am