Abe reúne-se com Duterte, suporte para Manila no Mar do Sul da China. O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, e presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, concordaram que as disputas no Mar da China do Sul deve ser resolvida pacificamente.
Abe e Duterte se reuniram na capital do La de Vientiane, na terça-feira, antes de participar de reuniões de cúpula relacionados com a Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN. O encontro foi o primeiro, desde que Duterte assumiu o cargo, no final de junho.
Eles discutiram a decisão de um tribunal de arbitragem internacional em julho, que favoreceu as Filipinas e rejeitou as alegações da China no Mar da China Meridional.
Duterte salientou a necessidade de se respeitar a decisão. Ele disse que as Filipinas irão manter o diálogo com a China, baseada no Estado de direito, e que ele vai explicar isso para o resto da comunidade internacional.
Abe respondeu que ele apoia a postura, e se comprometeram em trabalhar juntos, com outros países, sublinhando a importância do Estado de Direito.
Abe também transmitiu a decisão do Japão de fornecer dois navios de patrulha de 90 metros para a Guarda Costeira das Filipinas, para ajudar a aumentar a sua capacidade, e emprestar até cinco aviões TC-90 de treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão.
Japão planeja oferecer um empréstimo em ienes para financiar a construção dos 2 navios no Japão.
Duterte agradeceu a ajuda do Japão, dizendo que ela pode ajudar as Filipinas a melhorar a sua presença no Mar do Sul da China.
Abe também referiu-se aos repetidos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte e sugeriram que respondam, firmemente, a comunidade internacional e aumentar a pressão sobre o país, aplicando, estritamente, as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Duterte expressou seu apoio à postura.
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
- EUA ampliam sanções contra familiares e aliados de Maduro - 21 de dezembro de 2025 8:25 am
- Japão e Ásia Central firmam pacto para cooperação estratégica - 21 de dezembro de 2025 8:18 am
















