Qual é o segredo da crescente popularidade do Partido Comunista Japonês?

0

Na Rússia o Partido Comunista têm 18% de votos, na Europa os partidos deste tipo se tornam menos populares, enquanto o Partido Comunista do Japão está reforçando suas posições. Os comunistas italianos não conseguiram ganhar mandatos por várias vezes, a quantidade de membros do Partido Comunista Francês está diminuindo ano após ano. A influência do partido comunista da Espanha está praticamente ao nível zero. Nesta situação, o partido comunista do Japão, país que é parte do G7, mostra os resultados mais impressionantes. Agência Sputnick Brasil

Neste momento, o partido comunista do Japão conta com 320 mil membros. Cerca de 20% são jovens e 45% são mulheres. Nas últimas eleições o partido ganhou 10,7% dos votos e conseguiu eleger 14 dos seus membros para o Senado do Japão, reforçando aí as suas posições.

“Os comunistas do Japão superam o partido socialdemocrata do Japão e as novas associações politicas nas questões de influência. Foi o Partido Comunista Japonês que não só mostrou uma capacidade de sobrevivência nos anos da crise econômica, como também conseguiu reforçar suas posições políticas e eleitorais”, acredita o doutor em ciências históricas e professor da Universidade Estatal de São Petersburgo Ruslan Kostyuk.

Segundo o analista, este avanço está ligado com o fato de o Partido Comunista representar uma alternativa clara ao conservantismo que predomina na vida política do país. “Os comunistas japoneses estão se manifestando contra a dependência dos EUA e procuram obter a retirada das bases militares dos EUA. […] O Partido Comunista está contra a celebração do Acordo de Parceria Econômica Estratégica Trans-Pacífico e é a favor da democratização das atividades das empresas internacionais e da expansão dos direitos sociais da população ativa”, comunicou ele.

Além do mais, o partido está contra a energia nuclear, porque o aspecto ecológico é muito importante para ele. Os comunistas apoiam a posição oficial do governo sobre as ilhas de Senkaku, mas também é contra a escalação nas relações com a China. Os comunistas condenam fortemente as provocações por parte da Coreia do Norte.

Essas posições do partido atraíram estudantes de esquerda e jovens ativistas. Isso parece surpreendente, mas no Japão, o país das tecnologias avançados e aparelhos tecnológicos, o Partido Comunista ganha influência, o que, segundo vários analistas, está associado ao cansaço dos eleitores dos partidos tradicionais.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.