Pronunciamento do Imperador revela desejo de abdicar. O Imperador do Japão, Akihito, manifestou a preocupação de que pode-se tornar difícil para ele exercer as suas funções, com o declínios de sua condição física.
O Imperador, de 82 anos, transmitiu um mensagem de vídeo de 10 minutos, na segunda-feira. Sua mensagem aludiu a seus desejos em relação a abdicação.
Afirmando que ele deve abster-se de fazer quaisquer comentários específicos sobre o sistema imperial existente, mas que gostaria de expressar seus pensamentos como um indivíduo.
O Imperador disse que estando no meio de uma sociedade que envelhece rapidamente, ele queria falar sobre o que seria o papel desejável do Imperador, num momento em que o próprio Imperador, também, torna-se avançado em idade.
Ele disse que não é possível continuar, perpetuamente, reduzindo atos do Imperador em assuntos de Estado e seus deveres como o símbolo do Estado.
Continuando sua fala, disse que um Regente pode ser criado para atuar no lugar do Imperador, mas isso não muda o fato de que o Imperador vai continuar a ser o Imperador, até o final de sua vida.
Ele expressou a preocupação de que quando o imperador está doente, a sociedade chega a um impasse e suas vidas são afetadas de várias maneiras.
Observou que pode se tornar difícil para ele exercer as suas funções como símbolo do Estado, com o seu nível de condicionamento físico diminuindo, gradualmente.
Finalmente, ele expressou esperança de que a Família Imperial possa continuar a estar com as pessoas em todos os momentos e poderem trabalhar em conjunto com as pessoas para construir o futuro do país.
Ele também disse que espera que as funções do imperador como símbolo do Estado possa continuar de forma constante, sem uma pausa.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am