Japão protesta contra China sobre radar em plataforma de gás. O governo japonês confirmou que a China instalou equipamentos de radar em uma das 16 plataformas de perfuração de gás, unilateralmente construídas no Mar da China Oriental.
Japão apresentou um protesto contra a China, através de canais diplomáticos e liberou fotos aéreas do local no website do Ministério das Relações Exteriores, no sábado.
Os governos do Japão e da China concordaram, em 2008, desenvolver conjuntamente os campos de gás na área onde os 2 países têm reivindicações econômicas sobrepostas.
Mas as negociações bilaterais sobre a assinatura de um tratado pararam e a China continuou, unilateralmente, o desenvolvimento nos campos de gás.
Funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês acredita que o radar seja um tipo pequeno, para a detecção de navios, acrescentando que câmeras de vigilância também foram instaladas na plataforma.
As autoridades suspeitam que a instalação do radar pode indicar que a China tem a intenção de usar o dispositivo como um posto militar, no futuro. O Japão está pedindo a suspensão das atividades de desenvolvimento e a remoção imediata do equipamento.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am