Japão: governo emite ordem para abater mísseis. O governo japonês ordenou as Forças de Autodefesa para abater quaisquer mísseis que venham em direção ao Japão, nesta segunda-feira.
O governo vai manter a ordem e renová-la a cada 3 meses.
Anteriormente, o governo emitia uma ordem desse tipo quando existiam indícios de que a Coreia do Norte estava se preparando para lançar um míssil balístico. Mas é cada vez mais difícil de detectar quando um lançamento de míssil está prestes a acontecer.
A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de médio alcance última quarta-feira. Um deles caiu a cerca de 250 quilômetros da costa, no Mar do Japão, na zona econômica exclusiva do Japão.
O governo diz que acredita que a Coreia do Norte tenha usado um lançador móvel, o que torna difícil monitorar os preparativos e, portanto, difícil saber quando ou onde um lançamento terá lugar.
Com a nova ordem, as Forças de Autodefesa serão capazes de enviar, constantemente, destróieres equipados com o sistema de radar e interceptores avançados de mísseis Aegis, assim como lançadores de mísseis interceptores PAC3.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am