O conselheiro de Segurança Nacional do Japão, Shotaro Yachi, reuniu-se na quinta-feira, em Pequim, com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o conselheiro de Estado Yang Jiechi, numa tentativa de aproximar posições, nas vésperas da cúpula do G20. RTP
Segundo a agência oficial Xinhua, Yang apelou ao Japão para que “desempenhe um papel construtivo” na cúpula que se realiza em Hangzhou, na costa leste da China, entre os dias 4 e 5 de setembro.
Durante o evento, que reúne os líderes das vinte maiores economias do mundo, poderá ter lugar um encontro entre o Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
“Como a segunda e terceira maiores economia do mundo, devemos cooperar para garantir o êxito da cúpula”, indicou Yang, que recordou que, nos últimos anos, a relação bilateral “foi continuamente perturbada por vários problemas, especialmente questões nos mares Sul e Oriental da China.
O primeiro-ministro Li Keqiang abordou também esta fonte de tensão, sublinhando que “a relação entre a China e Japão ainda é muito frágil”, apesar de que “tem havido uma certa melhoria”.
Li sugeriu ainda que os dois países “salvaguardem a paz e a estabilidade nos territórios marítimos nas suas proximidades”, numa alusão a áreas como o Mar da China Oriental, onde Pequim e Tóquio disputam a soberania dos arquipélago Senkaku, controlado atualmente por Tóquio.
Nas últimas semanas, o Japão denunciou um aumento da atividade marítima da China nas águas em disputa, uma questão a que o porta-voz do ministério da Defesa chinês, Wu Qian, respondeu apenas assinalando que “aquelas ilhas são parte da China”.
Yachi assinalou no encontro com o primeiro-ministro chinês que o Japão deseja trabalhar com a China, visando reduzir as diferenças no Mar da China Oriental, e entregou uma carta enviada pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que se expressou no mesmo sentido.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm