Japão e China tentam aproximar posições nas vésperas da cúpula do G20

0

O conselheiro de Segurança Nacional do Japão, Shotaro Yachi, reuniu-se na quinta-feira, em Pequim, com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o conselheiro de Estado Yang Jiechi, numa tentativa de aproximar posições, nas vésperas da cúpula do G20. RTP

Segundo a agência oficial Xinhua, Yang apelou ao Japão para que “desempenhe um papel construtivo” na cúpula que se realiza em Hangzhou, na costa leste da China, entre os dias 4 e 5 de setembro.

Durante o evento, que reúne os líderes das vinte maiores economias do mundo, poderá ter lugar um encontro entre o Presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

“Como a segunda e terceira maiores economia do mundo, devemos cooperar para garantir o êxito da cúpula”, indicou Yang, que recordou que, nos últimos anos, a relação bilateral “foi continuamente perturbada por vários problemas, especialmente questões nos mares Sul e Oriental da China.

O primeiro-ministro Li Keqiang abordou também esta fonte de tensão, sublinhando que “a relação entre a China e Japão ainda é muito frágil”, apesar de que “tem havido uma certa melhoria”.

Li sugeriu ainda que os dois países “salvaguardem a paz e a estabilidade nos territórios marítimos nas suas proximidades”, numa alusão a áreas como o Mar da China Oriental, onde Pequim e Tóquio disputam a soberania dos arquipélago Senkaku, controlado atualmente por Tóquio.

Nas últimas semanas, o Japão denunciou um aumento da atividade marítima da China nas águas em disputa, uma questão a que o porta-voz do ministério da Defesa chinês, Wu Qian, respondeu apenas assinalando que “aquelas ilhas são parte da China”.

Yachi assinalou no encontro com o primeiro-ministro chinês que o Japão deseja trabalhar com a China, visando reduzir as diferenças no Mar da China Oriental, e entregou uma carta enviada pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que se expressou no mesmo sentido.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.