O próximo iPhone, que deverá se chamar iPhone 7 e será lançado em setembro, não deverá trazer muitas inovações em geral, mas, para o público do Japão, a Apple está planejando incluir um sistema que permitirá pagar por viagens no metrô do país sem precisar manipular dinheiro ou cartões. Bloomberg
Essa tecnologia chama FeliCa, e é um sistema de pagamentos digitais disponibilizado no país pela Sony Corp., de acordo com fontes da Bloomberg. O chip FeliCa permite ao usuário armazenar as passagens compradas em seus smartphones, para que o pagamento seja feito virtualmente bastando aproximar o dispositivo móvel dos scanners localizados nas entradas das estações para que o pagamento seja autorizado.
Cartão FeliCa com chips destacáveis específicos para pagamentos diversos (Reprodução: Sony Corp.)
Enquanto na Europa, Austrália e Estados Unidos a tecnologia NFC (Near Field Communication) prevalece na hora de desenvolver sistemas de pagamento mobile (como o Apple Pay, por exemplo), no Japão o sistema que domina esse mercado é o FeliCa, que já funciona em 1,9 milhão de terminais, de acordo com o Bank of Japan.
Esses terminais já teriam registrado 4,6 trilhões de yen (que equivalem a US$ 46 bilhões) em transações somente em 2015, enquanto, no mesmo ano, foram instalados 1,3 milhão de terminais NFC nos Estados Unidos e 320 mil no Reino Unido. Apesar dos planos da Apple contarem com o lançamento desse sistema de pagamentos para o transporte público no Japão já para o próximo iPhone, ainda não há nada definido a respeito. É possível que as negociações não dêem certo em tempo e que a Maçã acabe deixando a novidade para o smartphone de 2017, que comemorará 10 anos do laçamento do primeiro iPhone.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm
















