Radio Shiga

China: Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são os piores da história

China: Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são os piores da história. Comentaristas e usuários de mídias sociais estão fazendo comentários mordazes sobre as más condições que os atletas chineses têm de suportar no Rio de Janeiro.

Existem preocupações sobre a segurança das equipes da China, enquanto os atletas têm-se queixado nas mídias sociais sobre o estado de seu alojamento, que dizem, estar impedindo o seu treinamento.

Muitos usuários de mídias sociais já estão chamando os jogos no Brasil de “os piores Jogos Olímpicos da história”.

Eles dizem que o evento ganha medalha de ouro em desorganização, fazendo de Londres 2012, que foi criticado por alguns, muito melhor, em comparação.

Existem 416 atletas olímpicos chineses no Rio de Janeiro.

Preocupações com a segurança

A mídia estatal está expressando preocupações sobre a segurança desde abril, quando os testes do evento foram realizadas.

Na época, a Agência de Notícias Xinhua identificou uma “questão de segurança”, depois que chinesas esgrimistas foram roubados e os membros da equipe de tiro encontraram “pagamentos não autorizados” em seus cartões de crédito.

Esta semana, o Ministério das Relações Exteriores advertiu visitantes chineses para evitarem áreas “perigosas” do Rio e prometeu aumentar a proteção dos atletas chineses depois que um corredor de obstáculos foi vítima de uma fraude.

Shi Dongpeng disse na Sina Weibo que sua bagagem – incluindo o seu laptop – havia sido roubado em uma fraude, elaborada, envolvendo uma distração em que estava, aparentemente, vomitando.

Alojamentos malfeitos

A mídia estatal, que usa plataformas de língua inglesa no exterior, está dizendo aos seus leitores internacionais sobre as condições que os atletas chineses estão enfrentando. A conta @XHSports da Xinhua, no Twitter, critica a má qualidade, e em alguns casos a insegurança dos alojamentos para os atletas.

Xinhua tweet about Rio accommodations

A conta está carregada de imagens, incluindo uma imagem do quarto de um jogador de tênis de mesa que mostra um buraco no teto. Outras mensagens dizem que não há eletricidade, ou mesmo água, em alguns quartos.

A Xinhua também fala sobre a seleção da comida ocidental na vila olímpica: “Para os atletas #TeamChina, parece que eles não estão encontrando nada para o seu paladar”.

Cortina de chuveiro

No Sina Weibo, posts dos atletas chineses descontentes tem recebido milhares de comentários.

O tenista de mesa Zhendong postou um vídeo de companheiros de equipe tentando colocar uma cortina de chuveiro. Ela foi compartilhada mais de 20.000 vezes.

Dezenas de milhares de usuários responderam na página Weibo do companheiro do jogador de tênis de mesa, Zhang Jike, perguntando: “O seu banheiro já está pronto?”, levando-o para deixar um comentário de que está “feliz … deixando as distrações de lado”.

Feng Zhe, um campeão olímpico barras paralelas, acrescenta que, “Todos os banheiros dos locais de treinamento estão fechados”, e que ” as companheiras do sexo feminino não tiveram outra opção senão voltar à vila olímpica”.

O nadador olímpico, Ning Zetao, não teve nada de negativo a dizer, mas dezenas de milhares de usuários têm deixado mensagens, em sua página no Weibo, sarcásticas, avisando-o para tomar “cuidado com a água tóxica”.

Uma grande piada

Na maioria das mensagens utilizando a hashtag #RioOlympics, os usuários das mídias sociais criticam os, aparentes, riscos de segurança. Yang Jingyu disse que o eventou tornou-se “uma grande piada”.

Lu Zhimin disse que a maior tarefa para os atletas este ano é “voltar vivo”. Vivienne_Rui ironiza: “Nosso país deve despachar para o Brasil o grupo de apoio de desastre, nível mundial”.

“Certifique-se de verificar, novamente, o equipamento de ginástica!”, brinca Xiari Weifeng Xiaohan. Outras piada sobre as barras assimétricas, dizendo que elas são mais do que irregulares.

“Eu realmente pensei que Londres tinham sido os piores Jogos Olímpicoas da história, eu nunca esperei por isso”, diz y_oyeaiyaai.

CindyFoxYeye concorda, dizendo: “Londres, finalmente, recupera um pouco de sua dignidade.”

A China é, notadamente, orgulhosa de ter sediado os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, que foram o mais assistido na história, atraindo 4,7 bilhões de espectadores em todo o mundo.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile