China ‘insatisfeita’ com o relatório de defesa do Japão. A China expressou forte insatisfação com o relatório da defesa do Japão por sua profunda preocupação com o aumento da atividade marítima da China.
O Ministério da Defesa da China anunciou, na terça-feira, o comentário de um porta-voz em resposta ao relatório japonês, lançado no início do dia. Ele criticou o relatório como sendo cheio de más intenções.
O relatório deste ano disse que navios militares chineses estão, unilateralmente, aumentado suas atividades em águas que cercam o Japão, expressando forte preocupação com o comportamento assertivo da China, incluindo tentativas de mudar o “status quo” pela força, também ressalta que atos perigosos da China podem levar a consequências inesperadas.
O porta-voz disse que a China expressa forte insatisfação e oposição resoluta ao relatório, com um protesto forte.
Em sua declaração perguntou se o aumento da capacidade de defesa em suas ilhas do sudoeste do Japão não é uma mudança no status quo. Ele fez a mesma pergunta sobre a legislação de segurança do Japão que lhe permita exercer o direito de auto-defesa coletiva, acrescentando que as atividades dos navios militares chineses perto das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, baseia-se no fato histórico de que as ilhas pertencem à China.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do Japão, em termos de história e direito internacional. China e Taiwan também as reclama.
O porta-voz chinês também disse que o objetivo básico das ações do Japão deverão proceder à revisão da sua política militar, expandir a capacidade militar, e encontrar uma desculpa para alterar a Constituição pacifista, acrescentando que a sociedade internacional deve vigiar e manter-se atenta sobre esses movimentos.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am