Alexandra Nicolas: O talento e gingado de uma Maranhense. Alexandra Nicolas nasceu em São Luis, no Maranhão, filha de mãe solteira, criada pela avó e pela tia. Nada melhor do que ser criada por três mulheres! Começou a cantar aos 12 anos de idade. Passou sua infância cantando em rodas de samba da família festeira que, em toda data comemorativa, solicitava a menina cantora.

Começou a cantar profissionalmente aos 17 anos, quando o Secretário de Comunicação do Estado do Maranhão ouviu sua banda e a convidou para sua primeira estreia, na antiga Éden Galeria na Rua do Egito, no Centro de São Luis.
Aos 18 anos de idade, recebeu patrocínio exclusivo da multinacional ALUMAR, que a levou ao Rio de Janeiro a fim de estudar teatro com a mestra Camila Amado, canto com Paulo Barcelos e Ballet Flamenco na Casa da Espanha.
25 de agosto de 1992 Alexandra iniciava oficialmente a carreira de cantora. Esse foi o seu primeiro show solo com produção de Pierre Barroso e participações especiais de Josiais Sobrinho.
Foram mais de dois meses de ensaio para a realização do show. Pierre Barroso, o produtor, disse “apostar tudo” no talento de Alexandra e definiu o show como uma “super-produção”.
A carreira estourou em São Luis numa Sexta-feira 13 de Novembro de 1992. No show “Sedução”, Alexandra se apresentou para mais de 2.000 pessoas no Hotel Quatro Rodas em São Luis do Maranhão. O show foi dirigido por Hilton Assunção e produzido por Pergentino Holanda.
Para o primeiro show, escolheu um repertório variado, que foi do Tom Jobim a Luis Melodia, passando por compositores maranhenses como Erasmo Dibel e o próprio Josias Sobrinho, que fez um dueto com Alexandra interpretando “Papagaio Amarelo”.
Acompanhada pelo pianista Halley Flamarion, Alexandra voltou a se apresentar no Hotel Quatro Rodas num show intimista. Com poucos meses de atividade, ela já era uma das intérpretes mais solicitadas da cidade.
Foram mais de dois meses de ensaio para a realização do show. Pierre Barroso, o produtor, disse “apostar tudo” no talento de Alexandra e definiu o show como uma “super-produção”.
Alexandra pesquisa incansavelmente as raízes da música brasileira, e mais especificamente as cantoras brasileiras.
Em 2009 e 2010, depois de uma pesquisa de 5 anos, apresentou no Teatro Arthur Azevedo em São Luis o espetáculo Senhora das Candeias, patrocinado pela Eletrobrás. Este trouxe ao palco canções inéditas do compositor brasileiro mais prolífico, Paulo Cesar Pinheiro, que brindou a cantora com um repertório exclusivo.
Em 2009, meses antes de realizar Senhora das Candeias. Alexandra encontrou Ricarte Almeida na praia, que a convidou a cantar no Clube do Choro, acompanhada pelo Instrumental Pixinguinha.
Ainda em 2009. Casada. Dois filhos. Alexandra tinha tentado realizar Senhora das Candeias em 2006, durante sua segunda gravidez. Depois de quase desmaiar durante um ensaio, viu-se forçada a esperar para voltar ao palco. Mas voltou com tudo. Presenteada com 20 canções inéditas de Paulo Cesar Pinheiro, Alexandra concebeu um espetáculo grandioso com 8 músicos e 8 bailarinos, apresentado no Teatro Arthur Azevedo no dia 15 de outubro de 2009.
Em 2012, a convite da gravadora Acari Records, gravou o disco “Festejos“, com Direção Musical de Luciana Rabello, arranjos de João Lyra e Maurício Carrilho. Para preparar o repertório do CD, Alexandra teve acesso ao baú de inéditas do compositor Paulo Cesar Pinheiro, e de lá pescou 13 canções compostas em parceria com Wilson das Neves, João Lyra e Roque Ferreira. O CD foi lançado em 2013 no Teatro Rival no RJ e na plateia Alexandra foi recebida pela corte do samba carioca, com dois mestres na plateia, o compositor do seu disco e o mestre Wilson das Neves.
Segundo Paulo Cesar Pinheiro, “a maranhense conseguiu um belo disco”. O Poeta escreveu o seguinte texto para o encarte do CD:
“Alexandra queria fazer um disco louvando as mulheres brasileiras, trabalhadoras e festeiras, do sertão e do litoral, da roça e do subúrbio, da capital e do interior. Ofereci os meus guardados, onde ela mergulhou por um bom tempo.
Acho que a maranhense conseguiu um belo disco. Abram alas pra ela que a festa começou.”
Alexandra também é formada em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá-RJ. Atuou como clínica durante seis anos e coordenou o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Maranhão por cinco anos.
A cantora estará lançando um novo clipe semana que vem, com a música de trabalho do novo disco “Bulir com Tu”.
Website: http://alexandranicolas.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/AlexandraNicolasMA/
Youtube: https://www.youtube.com/user/alexandranicola
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am