110 anos da imigração de habitantes de Okinawa para o Perú. Cidadãos peruanos de ascendência japonesa estão celebrando o 110º aniversário da primeira onda de emigração para a nação sul-americana por pessoas de Okinawa, província ao sul do Japão.
500 pessoas participaram de uma cerimônia na capital peruana de Lima, no domingo. O Governador de Okinawa, Takeshi Onaga, e membros da assembleia provincial participaram.
O Peru foi o primeiro país sul-americano a aceitar os imigrantes do Japão. Abriu as suas portas para pessoas de Okinawa em 1906.
É hoje o lar de cerca de 100.000 peruanos japoneses. Cerca de 70 por cento são descendentes de imigrantes de Okinawa.
O peruano Arturo Yara, 3ª geração de japonês peruano, que lidera um grupo de descendentes de Okinawa, fez o discurso de abertura.
Yara disse que os descendentes de imigrantes japoneses preservaram os costumes de Okinawa, arte e culinária. Ele disse que o evento de domingo é uma oportunidade para que possam mostrar o seu respeito pela cultura e transmiti-lo.
O governador de Okinawa disse que os descendentes de migrantes estão tendo sucesso em muitas áreas e dão uma forte contribuição para o desenvolvimento do Peru. Ele disse que as pessoas no Japão estão orgulhosos de suas realizações.
Onaga exortou-os a visitar a província em outubro, para um evento destinado a promover o intercâmbio com pessoas de famílias que se mudaram para o exterior.
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
















