Grupo brasileiro declara lealdade ao Daesh (Estado Islâmico) pela primeira vez na América Latina. Um grupo extremista muçulmano brasileiro declarou apoio à organização terrorista Daesh (Estado Islâmico) através de um canal do aplicativo de mensagens Telegram, informou nesta segunda-feira (17) a organização que monitora atividades ligadas aos jihadistas na internet, SITE Intel Group.
De acordo com esta entidade, o grupo brasileiro, que se auto-denomina Abu Bakr al-Baghdadi, usou o seu canal no Telegram para promover propaganda do Daesh e jurar lealdade ao seu líder Abu Bakr al-Baghdadi.
Numa das mensagens, o grupo teria dito que “se a polícia francesa é incapaz de impedir ataques na França, então o seu treinamento para a polícia brasileira tampouco irá servir [para impedir ataques no Brasil]”.
Vale lembrar ainda que, no âmbito dos preparativos para a segurança dos Jogos Rio 2016, policiais brasileiros receberam treinamento de agentes da unidade da polícia francesa responsável pelas ações antiterrorismo na França (RAID).
O SITE destacou ainda ter sido este o primeiro caso de apoio abertamente declarado ao Daesh na América Latina. Além disso, chama a atenção o fato de a lealdade ter sido anunciada às vésperas dos Jogos Olímpicos no Rio e pouco tempo depois da abertura no Telegram da versão brasileira do grupo “Nashir” – uma conta para a troca de informações sobre o Daesh.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am

