Governo das Filipinas anuncia fim do cessar-fogo com o Novo Exército Popular. O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou hoje (30) o fim do cessar-fogo unilateral com o Novo Exército Popular (NEP), o braço armado do Partido Comunista no país.
“Deixem-me anunciar que estou neste ato ordenando o levantamento imediato do cessar-fogo unilateral que eu ordenei em 25 de julho contra os rebeldes comunistas”, disse Duterte.
A decisão de suspender o cessar-fogo foi tomada porque o NEP não cumpriu as condições do ultimato apresentado pelo presidente, que havia exigido que os rebeldes declarassem armistício neste sábado.
O ultimato, por sua vez, veio em resposta ao ataque realizado pelos rebeldes contra soldados filipinos apenas dois dias depois do anúncio do cessar-fogo unilateral.
O conflito entre o governo das Filipinas e os rebeldes comunistas já matou cerca de 40 mil pessoas. No início de 2011, os lados conflitantes tentaram chegar a um acordo, mas a iniciativa fracassou em fevereiro de 2013.
Da Agência Sputinik Brasil
- Putin e Xi condenam ações de Israel e pedem contenção - 20 de junho de 2025 9:52 am
- Trump avalia ação militar contra Irã em até duas semanas - 20 de junho de 2025 9:46 am
- Pavilhão Brasil distribuirá 5 mil Parangoromos por dia na Expo Osaka 2025 - 20 de junho de 2025 9:17 am