Roberta Espinosa: O talento da nova e moderna MPB. Com temporadas de sucesso em consagradas casas de espetáculos na Lapa (RJ), Roberta Espinosa estará lançando em breve o álbum “Roberta Espinosa-Deixa Chegar” com canções autorais.

Ela é samba
Em 2007, montou seu primeiro show: voz, violão de 7 cordas, cavaquinho, flauta e percussões. No repertório, relíquias de outros carnavais: “Devagar com a Louça” (Haroldo Barbosa/Luiz Reis), “Barracão de Zinco” (Luiz Antônio e Oldemar Magalhães), “Samba da Minha Terra” (Dorival Caymmi), “Opinião” e Eu Sou o Samba” (ambos de Zé Kéti), entre outros.
Em 2008, abriu show para a Orquestra Republicana no Circo Voador, dividiu o palco com a baiana Emanuelle Araújo e com o Arlequins do Rio – banda fundada por Roberta. No mesmo ano, o grupo ganhou um concurso de bandas carnavalescas promovido pela Riotur. Com seu grupo se apresentou no Cinemathèque Jam Club em Botafogo, Zona Sul do Rio. Participou ainda do projeto “Quem faz samba” no Centro Cultural da Justiça Federal e “Cultura na Praça”, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói.
No Teatro Odisséia, na Lapa, estrelou o projeto “Vozes da Lapa” e no Hard Rock Café (RJ), se apresentou durante o “Quintarte”. Roberta fez temporadas com lotação esgotada no Sacrilégio, Bar da Ladeira e Rio Scenarium. No último, foram quatro temporadas com o show “Em Estado de Samba”.
Ela é Bossa Nova
Ela Bota o Bloco na Rua
Em 2009 uniu a sua Roda de Samba e o seu trio de Bossa Nova e lançou o Novo Show. Roberta Espinosa e sua Banda Bloco na Rua estreiaram com temporadas lotadas no Teatro Odisséia em 2009 e 2010.
Com Elza Soares
Em Novembro de 2011, Roberta Espinosa teve a honra de estar ao lado da Diva Elza Soares no palco do Rival, na temporada intitulada Tulipa Negra. Com ela fez um dueto na música Fadas, composição de Luis Melodia e arranjo de João de Aquino.
Com o Sambailaço
Querendo ampliar o horizonte do Samba, Roberta mergulhou num estudo sobre o Samba-Rock e montou sua nova Banda, Sambailaço cujos arranjos de sopro do show são de Rodrigo Revelles.
Sonoridades múltiplas no álbum de estréia “Roberta Espinosa-Deixa Chegar”
Apontada como um dos talentos da nova geração da MPB, Roberta se concentra no seu primeiro disco independente, “Roberta Espinosa-Deixa Chegar”. Ela assina seis composições: a saborosa “Descaminhos”, a swingada “Aonde está meu Rio” – em parceria com a irmã Luisa Espinosa, de dez anos – a ciranda contemporânea “Promessas” e a hipnótica “Samba que Samba”.
Ampliando o horizonte da nova e moderna MPB, Roberta traz para o palco releituras de samba consagrados com pitadas de soul. O improviso fica pro conta da cadência do partido alto, o repente do sambista. Seu repertório é democrático. Vai da bossa-nova ao samba-funk passando por músicas regionais numa bem sucedida fusão de sonoridades múltiplas.
Compasso binário e ritmo sincopado. A dobradinha não basta para se fazer um bom samba. É preciso manemolência, carisma e um timbre sedutor. No palco, ela mostra porque é merecedora dos elogios que vem recebendo. Quem não gosta do samba de Roberta Espinosa bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé.
Fotos: Marta Polaquini.
Website: http://robertaespinosa.com.br/index.php
Facebook: https://www.facebook.com/roberta.espinosa.1/
Youtube: https://www.youtube.com/user/robertaespinosamusic
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am