Míssil Scud norte-coreano pode atingir base norte-americana no Japão. O míssil Scud da Coreia do Norte, com capacidade estendida, é capaz de atingir a base naval dos EUA em Yokosuka, Japão, segundo um relatório, liberado em Seul, Coreia do Sul, nesta terça-feira.
“Nós, previamente, assumimos que o Scud-ER, uma versão modificada do Scud-C, poderia voar cerca de 700 quilômetros. Porém, a avaliação conjunta com a inteligência dos EUA, indica que ele pode voar mais de 1.000 km”, disse um oficial militar sênior sul-coreano ao jornal JoongAng Ilbo.
Se disparado a partir de uma plataforma de lançamento móvel, o Scud-ER, também conhecido como o Hwasong-7, poderia atingir a base naval de Yokosuka, ao sul de Tóquio, impedindo a implantação de ativos da sétima frota dos EUA, baseada lá, para a Península Coreana, disse o relatório.
Yokosuka é a maior instalação naval estratégica dos EUA no Pacífico ocidental.
De acordo com o mais recente relatório do Ministério da Defesa do Japão, a Coreia do Norte conseguiu estender o alcance do Scud-ER, aumentando o corpo do míssil balístico, enquanto reduziu o peso de sua ogiva, entre outros fatores.
“A alcance de um Scud ER é estimado em 1.000 km, e é possível que uma parte do Japão esteja dentro deste raio de ação,” diz.
A Coreia do Norte também tem mísseis balísticos de longo alcance que podem atingir todo, ou quase todo o Japão, como os mísseis Rodong, Taepodong-1, Taepodong-2 e Musudan.
O relatório do JoongAng Ilbo disse que a perspectiva da Coreia do Norte ter Scud-ERs com essa capacidade é mais uma dor de cabeça para aliados na região, que devem reconsiderar o seus sistema de defesa de mísseis.
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












