José C. Sibila, apresenta: Mitologia: Histórias Sagradas. José Carlos Sibila, autor, roteirista, dramaturgo e cineasta brasileiro com mais de 20 curtas-metragem e um longa, agora esta com o projeto onde apresenta o programa Mitologia: Histórias Sagradas.

Pretende-se alcançar com o programa um rádio-ouvinte qualificado, seja do ponto de vista de uma virtude intelectual, ou mesmo aquele que se interessa pelas figuras que povoam o nosso inconsciente coletivo e que ainda não possuem informação a respeito do assunto.
Pesquisa, texto e apresentação serão de José Carlos Sibila, com gravação de quatro programas por dia de gravação. O programa já conta com 18 edições.
Pretende-se que em uma hora de estúdio, sejam registrados os quatro programas mensal.
Todas as sociedades têm a sua mitologia; um conjunto de histórias sagradas sobre os deuses que versam sobre o significado cósmico, desde a criação até o que ocorre após a morte. As pessoas repetem essas histórias há milhares de anos para poder compreender o mundo e suas próprias vidas. Mas o que é o mito? Como e por que surgiu? Nós os criamos ou somos conseqüência deles?
Os mitos são histórias sagradas, mas também estão ligados à estrutura social, ao relacionamento entre os sexos, à lei e ordem, à agricultura, ao comércio e à política e, principalmente, ao meio ambiente.
Mitos, portanto, não são meras histórias. Oferecem coesão social, atuam como guias para o comportamento,criam um suporte espiritual para os costumes, rituais e crenças.
“Vivemos pelo mito e o incorporamos, e ele nos incorpora. O que é estranho é como reconstruímos(Michael Ayrton, The Midas Consequence).
No reino dos mortais acreditava-se que Zeus moldava o caráter de homens e mulheres. Acredita-se que no seu palácio havia dois jarros, um contendo o bem e outro contendo o mal. Quando um mortal nascia, Zeus lhe dava um pouco de cada um, mas, às vezes, concedia o conteúdo de apenas um dos jarros , daí haver homens somente maus e homens somente bons. O mais significativo templo dedicado a Zeus foi o oráculo de Dodona, no noroeste da Grécia, onde as profecias eram realizadas a partir do som de uma nascente de água . Zeus, mais do que todos os outros deuses influenciou a vida adulta de todos os mortais.
Os mitos são ambíguos e sutis, contém vários significados, adaptam-se a mudanças e a novos conhecimentos. Os mitos são a fusão de impulsos criativos, espirituais e sociais da humanidade. No programa José Carlos mostra como Zeus se situa neste contexto.
Autor e apresentador: José Carlos Sibila.
Duração: 5 minutos.
Diário. Horário: 18hras (Horário de Brasília).
Para ouvir o programa que é transmitido pela Rádio USP-FM.93,7 é só acessar o Google/Rádio USPFM.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am