22 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 8:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão solicita a 5 embaixadas para exortar o regresso voluntário de residentes ilegais

Japão solicita a 5 embaixadas para exortar o regresso voluntário de residentes ilegais. Autoridades da imigração japonesa pediram as embaixadas de quatro países asiáticos e Taiwan para promover o repatriamento voluntário dos seus nacionais, que permanecem no Japão ilegalmente, disseram fontes do Ministério da Justiça nesta quarta-feira.

Confrontados com um número crescente de cidadãos estrangeiros em situação irregular no país, a Agência de Imigração do Ministério fez o pedido às embaixadas da China, Indonésia, Filipinas e Tailândia, bem como o Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Japão, que funciona como embaixada de fato de Taiwan, disseram as fontes.

O número destes residentes ilegais estão em cerca de 63.000, desde de 1º de janeiro, com o maior número vindos da Coreia do Sul, com cerca de 13.000, seguido da China, de acordo com o bureau.

O Departamento de Imigração pediu às embaixadas para usarem seus sites ou distribuir folhetos traduzidos, para conscientizar seus nacionais sobre o “sistema de pedidos de saída”, em que os estrangeiros podem regressar aos seus países de origem, sem detenção, caso cumpram certas condições, tais como a apresentação voluntária em um escritório da imigração.

O sistema de ordem de partida, que visa reduzir drasticamente o número de residentes estrangeiros ilegais no Japão, foi introduzido com a alteração, em 2004, do Ato de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados.

Enquanto aqueles deportado do Japão não pode reentrar no país por pelo menos cinco anos, os que saírem sob o sistema de ordem de partida, podem fazê-lo depois de passar um ano no exterior.

Após um pico de cerca de 298.600 em 1993, o número de estrangeiros em situação irregular no país estava diminuindo até dois anos atrás, quando a tendência mudou.

A inversão da tendência reflete o relaxamento da exigência de visto para alguns cidadãos asiáticos e o aumento do número de estrangeiros que vieram para o Japão através do programa de formação estagiária técnica estrangeira do país, de acordo com especialistas.

O Departamento de Imigração está apertando seu controle e convidando as empresas que contratam estrangeiros para respeitar as limitações de emprego, indicados nos cartões de residência.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img