4.8 C
Kóka
segunda-feira, 22 dezembro, 2025 12:16: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão protesta após navio da marinha chinesa navegar perto das ilhas em disputa

spot_img

Japão protesta após navio da marinha chinesa navegar perto das ilhas em disputa. O Japão convocou o embaixador chinês em Tóquio, na quinta-feira, para expressar sua preocupação depois que um navio da Marinha chinesa navegou perto do que o Japão considera suas águas territoriais, no Mar da China Oriental, pela primeira vez, disse o Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores disse que o navio da marinha chinesa havia entrado em águas que Tóquio considera seu território, pouco depois da meia-noite, nas proximidades de ilhas em disputa, conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China.

O incidente acontece como um potencial revés, após os sinais de melhorias nas relações entre as duas maiores potências econômicas da Ásia, que tinham azedado nos últimos anos, sobre a sua história de guerra e fronteiras territoriais.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Akitaka Saiki, convocou o embaixador chinês em Tóquio em torno das duas horas para “expressar uma séria preocupação” e instar o navio chinês a deixar a área, disse o ministério, em um comunicado de imprensa.

A fragata chinesa deixou as águas cerca de uma hora mais tarde, navegando para o norte, disse o Ministério da Defesa japonês.

Navios-patrulha chineses têm, ocasionalmente, navegado perto ou dentro do que Tóquio considera suas águas territoriais, mas esta foi a primeira vez que um navio da marinha chinesa navegou por essas águas.

Em torno do mesmo tempo, três navios de guerra russos entraram em águas próximas ao que o Japão considera seu território, disse o Ministério da Defesa. O Ministério disse que estava investigando se as ações chinesas e russas estavam relacionadas.

Nenhum dos navios violaram o que o Japão considera suas águas territoriais, disse.

As ilhas desabitadas no Mar da China Oriental, distam cerca de 220 km (135 milhas) a oeste de Taiwan e são controladas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim.

Não houve comentário imediato de Pequim, mas a China no passado, alertou o Japão para não tomar nenhuma ação “provocadora” sobre as ilhas em disputa. Navios chineses navegaram perto das ilhas em disputa no ano passado.

O Japão, por sua vez, no passado, disse a China que qualquer navio da marinha estrangeira que entrasse em águas japonesas, por outras razões que não
“passagem inocente”, seriam escoltados por uma patrulha naval japonesa.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img