Confirmado! menino desaparecido de Hokkaido encontra-se com os pais. Um menino de sete anos de idade, desaparecido depois de ser abandonado pelo seus pais, como castigo, em uma floresta habitada por ursos, em Hokkaido, quase uma semana atrás, foi encontrado vivo, na sexta-feira, e se reuniu com seus pais, disseram autoridades.
O menino, aparentemente ileso e em bom estado de saúde, foi descoberto em uma cabana dentro de um centro de treinamento da Força de Auto-Defesa do Japão em Shikabe, a cinco quilômetros de distância da cidade de Nanae, onde ele havia sido deixado para por seus pais. Relatórios dizem que ele havia se abrigado na cabana e encontrou água de torneira para beber, mas estava com fome e pediu, imediatamente, alimento quando foi descoberto.


“Um oficial da Força de Auto-Defesa que estava em treinamento encontrou um menino que aparentava ter 7 anos de idade”, disse Tomohito Tamura, porta-voz da polícia de Hokkaido.
“Não há nenhuma lesão externa visível, e o menino apresentou-se como sendo Yamato Tanooka”, disse à AFP, acrescentando que os pais do menino se reuniram com ele e confirmaram ser seu filho.

O pai, soluçando pelo encontro com o filho, deu uma entrevista na televisão.
“Peço desculpas por Yamato”, disse seu pai em uma entrevista por telefone na TV Asahi, acrescentando que seu filho concordou, balançando a cabeça, em resposta.
“Primeiro de tudo, é realmente ótimo que ele esteja salvo e seguro”, disse o pai em meio às lágrimas. “Eu não consigo encontrar palavras. É muito bom.”

O porta-voz das Forças de Auto-Defesa, Manabu Takehara, disse à AFP que o menino “parecia estar com boa saúde”, mas foi levado ao hospital de helicóptero para um check-up, como uma precaução.
Ele estava desaparecido desde sábado, depois que seus pais disseram que o fizeram sair do carro em uma estrada de montanha, como castigo por mau comportamento, pelo que foram severamente criticado.
Os pais disseram, originalmente, a polícia que seu filho tinha se perdido enquanto estavam recolhendo plantas silvestres, mas mais tarde admitiram que ficaram irritados e o deixaram na estrada porque “tinha jogado pedras contra carros e pessoas”.
O jornal local, Hokkaido Shimbun, disse que o garoto havia dito à polícia que na noite de sábado ele andou certa distância para uma cabana de metal, na base militar, localizada a cerca de 5,5 quilômetros a nordeste de onde ele desapareceu.
Um funcionário das Forças de Auto-Defesa, não identificado, disse à emissora nacional NHK que haviam dois edifícios no perímetro do campo de exercícios, e que, quando o soldado abriu a porta de um deles encontrou o menino dentro.
“Quando o oficial perguntou você é o Yamato?” O garoto disse que :” Sim, sou eu”, disse ele.
Outra fonte militar disse à NHK que o menino estava com fome, então o soldado que o encontrou lhe deu algo para comer.
A Nippon TV disse que havia uma torneira fora da cabana e que o menino tinha bebido água de lá enquanto estava abrigado.
A mídia japonesa interrompeu sua programação regular para transmitir notícias sobre o desenvolvimento impressionante no processo que tem atraído enorme atenção da mídia e críticas à ação dos pais.
A descoberta do menino foi o que mais se comentou no Twitter no Japão.
“Uau, ele foi encontrado!”, Dizia um tweet.
“Como é que uma criança pode sobreviver apenas com água?”, Perguntou outro.
Ken Noguchi, um alpinista de renome, que escalou o Monte Everest, twittou: “Se ele sobreviveu por si mesmo, é um milagre inacreditável.”
Outros estavam preocupados com o impacto da provação no rapaz e até mesmo se seus pais devem recuperar sua custódia.
“Eu me pergunto: como terá se sentido quando foi abandonado na montanha”, dizia um tweet com o nome de usuário Shirokuma.
“Ele deve ser devolvido de volta aos pais?” Tuitou um usuário com o nome Fujimo.
As equipes de resgate da polícia e bombeiros, inicialmente, fizeram a busca pelo garoto, porém, como não conseguiram nada, a cidade de Nanae solicitou apoio militar.
Na quarta-feira, soldados japoneses se juntaram a busca, na região acidentada, onde as fortes chuvas, por vezes dificultaram a operação realizada na floresta.
As equipes de resgate expressaram sua frustração quando forma incapazes de encontrar qualquer evidência sobre o paradeiro do menino.
A polícia disse que eles estão considerando a apresentação de acusação de negligência contra seus pais, de acordo com a Kyodo News.
“Eu me sinto muito triste pelo meu filho”, disse o pai a um repórter de televisão, no início desta semana, com a opinião pública japonesa indignada contra a ação dos pais.
“Eu sinto muito estar causando problemas para tantas pessoas.”
- PayPay prepara abertura de capital na bolsa Nasdaq dos EUA - 13 de fevereiro de 2026 7:41 pm
- Oposição japonesa elege Ogawa Junya como novo líder - 13 de fevereiro de 2026 7:29 pm
- Japão e EUA ainda não definem projetos do acordo bilionário - 13 de fevereiro de 2026 7:25 pm
















