17.6 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 1:20: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Filipinas: presidente eleito Duterte promete trazer de volta a pena de morte

Filipinas: presidente eleito Duterte promete trazer de volta a pena de morte. O presidente eleito, Rodrigo Duterte, prometeu reintroduzir a pena capital e dar às forças de segurança permissão de atirar para matar.

A controvertida política é a mais recente de uma série do líder, que pretende implantá-las o mais rápido possível, incluindo a proibição de álcool e tabaco e um toque de recolher para crianças.

Ele também prometeu transformar o palácio presidencial em um hospital.

O Sr. Duterte foi apelidado de “The Punisher” pelo seu histórico como prefeito que esmagou o crime na cidade de Davao, sul do país.

Mais de 1.000 criminosos foram mortos pelas forças de segurança em Davao durante a administração do Sr. Duterte.

As Filipinas aboliram a pena capital em 2006.

‘Prefeito Esquadrão da Morte’

Falando em uma coletiva de imprensa na cidade, o Sr. Duterte, 71, disse que: “O que vou fazer é instar o Congresso a restaurar a pena de morte por enforcamento.”

Ele disse que a permissão de atirar para matar seria dada para elementos do crime organizado e as pessoas que resistirem à prisão.

Durante a campanha eleitoral o Sr. Duterte ameaçou matar traficantes de drogas e despejá-los na baía de Manila.

Ele prometeu dar a si mesmo e aos membros das forças de segurança, imunidade após deixar o cargo, dizendo: “Perdão dada a Rodrigo Duterte pelo crime de assassinato múltiplo, assinado Rodrigo Duterte.”

No mês passado, surgiu um vídeo mostrando o então candidato brincando sobre uma mulher que foi estuprada e assassinada em Davao, enquanto ele era prefeito, dizendo que ela era tão bonita que “ele como prefeito, deveria ter sido o primeiro”.

Em 2015, a Human Rights Watch descreveu o Sr. Duterte como o “prefeito esquadrão da morte” por suas táticas de força em Davao.

SourceBBC

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img