Eleições nas Filipinas: urnas abrem com Duterte cotado para ganhar. A população das Filipinas está votando para um novo presidente e outros líderes, com o Prefeito Rodrigo “Digong” Duterte como franco favorito para ganhar.
Cinco candidatos disputam, mas o Sr. Duterte ficou à frente nas pequisas antes das eleições, apesar dos comentários controversos durante a campanha e uma postura de linha dura.
A campanha tem sido impulsionada por preocupações do público sobre a economia, a desigualdade e a corrupção desenfreada.
Há um forte esquema de segurança em meio à violência antes da votação.
Mais de 100.000 policiais estão de plantão. Quinze pessoas foram mortas até agora, durante a campanha eleitoral. No sábado, um candidato a prefeito foi assassinado no sul.

O Presidente Benigno “Noynoy” Aquino será substituído, pois a constituição limita em um mandato de seis anos. Os Filipinos também vão escolher um vice-presidente e autoridades locais.
A campanha eleitoral centrou-se na reforma da economia, infra-estrutura, e luta contra a corrupção e o crime e sobre as disputas territoriais com a China, no Mar da China Meridional.
A campanha do Sr. Duterte foi focada em questões de lei e ordem, mas fez muitas declarações controversas, incluindo que ele iria matar criminosos.
Um ex-procurador da República apelidado de “The Punisher”, ele tem sido prefeito da cidade de Davao, no sul do país, por mais de 22 anos.
Recentemente, ele brincou dizendo que, como prefeito, ele deveria ter sido o primeiro a estuprar um missionário australiano assassinado em um motim, mas mais tarde ele se desculpou.
Os rivais mais próximos do Sr. Duterte, nas pesquisas de opinião, são Graça Poe – uma ex-professora e senadora de primeiro mandato – e Mar Roxas, um ex-banqueiro de investimento e o neto do primeiro presidente da República das Filipinas.
O Presidente Benigno Aquino liderou outros candidatos a se reunirem, num esforço para derrotar o Sr. Duterte.
Ele alertou que se o Sr. Duterte for eleito, isso poderia significar um retorno à ditadura.

Em um comício, no sábado, o Sr. Aquino apelou aos eleitores: “Eu preciso da sua ajuda para parar o retorno do terror em nossa terra. Eu não posso fazer isso sozinho.”.
No entanto, os outros quatro candidatos – incluindo também Jejomar Binay e Miriam Defensor-Santiago – recusaram-se a se afastar.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am