Eleições nas Filipinas: Duterte vence. O candidato independente, anti-crime, Rodrigo “Digong” Duterte ganhou as eleições presidenciais das Filipinas, após a retirada de seus oponentes.
Embora o resultado oficial ainda não tenha sido declarado, o principal rival, Sr. Mar Roxas, admitiu a derrota depois das eleições darem uma vantagem inatacável ao Sr. Duterte.
O Sr. Duterte disse que aceitará o mandato com “extrema humildade”.
O candidato de 71 anos, causou muita polêmica durante a campanha por seus comentários incendiários. Ele credita seu sucesso às suas duras posições em matéria de lei e ordem.
Seu recorde como o prefeito de esmagamento de crime de sul da cidade de Davao, uma vez notório por sua ilegalidade, ele ganhou o apelido de The Punisher e ressoam com os eleitores.
Conhecido como “esmagador de crimes” na cidade de Davao, ao sul do país, onde foi prefeito por 22 anos, ganhou o apelido de “The Punisher”.
Outras questões que conduziram a campanha eleitoral foram a corrupção generalizada, assim como a pobreza e a desigualdade vivida por muitos filipinos, apesar do crescimento econômico sob o presidente cessante Benigno “Noynoy” Aquino.
Duterte: De ‘The Punisher’ a Presidente
- Nascido em 1945 em uma família política, porém com suporte bem mais modesto do que muitos políticos filipinos.
- Casado duas vezes, mas agora solteiro, ele diz que tem várias namoradas.
- Como advogado, ele se tornou vice-prefeito de Davao em 1986 e prefeito em 1988. Ele também já ocupou um assento no Congresso.
- Construiu sua reputação no combate à criminalidade, a militância e corrupção. Ele prometeu continuar sua posição dura como presidente, mas ofereceu poucas políticas específicas.
- Conhecido por seus comentários incendiários, como o que diz que mataria milhares de criminosos sem julgamento.
Como o Sr. Duterte subiu nas pesquisas de opinião antes da votação, o Sr. Aquino tinha tentado unir outros candidatos contra ele, advertindo que sua eleição poderia significar um retorno à ditadura para as Filipinas.
O Sr. Duterte fez muitas declarações polêmicas durante sua campanha, dizendo que ele iria massacrar os criminosos e usuários de drogas, brincando sobre a violação de um missionário australiano e dizendo que iria dissolver o Congresso se não concordar com ele.
Ele também tem dado opiniões francas sobre disputa territorial das Filipinas com a China no Mar da China Meridional, dizendo que ele iria viajar para as ilhas em disputa e plantar a bandeira filipina lá.
As Filipinas levaram suas reivindicações ao um tribunal de arbitragem em Haia. Na segunda-feira, ele disse que iria buscar conversações multilaterais sobre a questão, para incluir os EUA e o Japão.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am