27 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 12:16: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Terremoto em Kumamoto, forte tremor de M7.3 deixa pelos menos 5 mortos e mais de 500 feridos

Terremoto em Kumamoto, forte tremor de M7.3 deixa pelos menos 5 mortos e mais de 500 feridos. Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu o sul Japão no início deste sábado, tendo morados, em pânico, saído de suas casas e danificando prédios e construções, em uma região onde os nervos já estavam desgastados após uma série de tremores poderosos ao longo dos últimos dois dias.

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas no terremoto, que provocou uma nova onda de destruição, com mais edifícios caindo e uma ponte que, supostamente, entrou em colapso na cidade, fortemente atingida, de Kumamoto.

O terremoto, aconteceu às 01h25, com registro acima de 6 na escala sísmica japonesa, na Prefeitura de Kumamoto, disse a Agência Meteorológica do Japão. O tremor teve origem a uma profundidade de cerca de 10 km.

A agência, revisou a magnitude para 7.3, e inicialmente emitiu um alerta de tsunami para a costa ocidental de Kyushu, porém, mais tarde o aviso foi levantado.

O terremoto aconteceu após outro forte tremor em Kyushu, na quinta-feira, matando nove pessoas, ferindo centenas e causando danos generalizados na área, onde as equipes de resgate ainda estavam procurando por sobreviventes que estivessem presos sob os escombros.

A emissora de TV pública NHK, mostrou imagens das equipes de resgate na cidade vizinha de Mashiki, carregando uma vítima em uma maca de uma casa que desabou, para uma ambulância, enquanto massageava o peito da pessoa.

Enquanto isso, um grande incêndio eclodiu em um complexo de apartamentos na cidade de Yatsushiro, disse o oficial da cidade, Kiichiro Terada.

“Também estamos verificando se alguém não conseguiu escapar”, disse ele, acrescentando que o fogo estava sob controle.

As autoridades estavam considerando evacuar pacientes de um hospital da cidade de Kumamoto, por medo de que poderia entrar em colapso após a onda de tremores que sacudiu a área, disse a NHK, enquanto pessoas foram relatadas presas em uma casa de repouso, em Mashiki.

O hospital ficou inclinado, e soldados foram enviados ao local para avaliar a situação, de acordo com relatórios.

Autoridades alertaram os moradores sobre deslizamentos de terra e disseram que casas enfraquecidas pelo tremor poderiam cair, enquanto imagens mostraram um prédio parcialmente desmoronada em Kumamoto.

Hisako Ogata, 61, evacuada para um parque nas proximidades, com sua filha, onde cerca de 50 outras pessoas já se encontravam, sentou-se em folhas de plástico azuis.

“Deixamos nossa casa, já que não poderíamos ficar devido aos tremores contínuos”, disse Ogata à AFP.

“Foi muito assustador”, ela acrescentou. “Graças a Deus que ainda estão vivos.”

Um jornalista da AFP em Kumamoto disse que foi acordado pelo forte tremor, que derrubou o aparelho de televisão no seu quarto de hotel. Funcionários do hotel pediram para os hóspedes que evacuassem o local.

O terremoto de quinta-feira matou nove pessoas e feriu cerca de 900. Foi medido com magnitude de 6,2 pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), e 6,5 pela agência japonesa.

Houve vários relatos de pessoas que estavam presas sob escombros em vários locais, a NHK mostrou imagens de equipes de resgate removendo escombros de cima de uma casa que desabou.

Shintaro Sakamoto, um funcionário da prefeitura de Kumamoto, disse que o terremoto de sábado foi comparável ao de quinta-feira.

“Foi muito forte … muitas pessoas apareceram na rua, em pânico”, disse Sakamoto à AFP.

O último terremoto aconteceu quando oficiais do governo esperavam que o número de mortos do primeiro não fosse subir,  aumentando as esperanças de que o pior já poderia ter passado.

O Primeiro-Ministro japonês, Shinzo Abe, deveria visitar a região de Kyushu depois de sábado para inspecionar os danos e os esforços de salvamento, mas a Jiji Press informou que sua viagem foi cancelada.

“Nós estamos fazendo o nosso melhor, para avaliar a situação dos danos e como poderia se espalhar”, disse ele a repórteres, na madrugada de sábado.

A usina nuclear em Kyushu não foi afetada pelo terremoto de sábado, disse aos repórteres o Chefe de Gabinete Yoshihide Suga.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img