Terremoto de Kyushu, 9 mortos, 860 feridos, 123 abalos secundários. Nove pessoas morreram e 860 ficaram feridas depois do forte terremoto que sacudiu o sudoeste do Japão na quinta-feira à noite, disse a polícia local, nesta sexta-feira.
O tremor de 6.5 aconteceu às 21:26 e teve origem a uma profundidade de cerca de 11 quilômetros, registrando uma máxima de 7 pontos na escala sísmica japonesa na cidade de Mashiki na Província de Kumamoto, disse a Agência Meteorológica do Japão.
Nenhum alerta de tsunami foi emitido e não há anormalidades detectadas nas centrais nucleares da região de Kyushu.
Falando na Dieta, na sexta-feira, em Tóquio, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que o governo implantou mais de 3.000 policiais, bombeiros e pessoal da Forças de Autodefesas na Província de Kumamoto, para o salvamento e de socorro.
“Faremos o nosso melhor para garantir a segurança dos moradores,” disse Abe numa sessão da Câmara dos Representantes.
“Em colaboração com as autoridades locais, tomaremos todas as medidas possíveis para apoiar as vítimas, como a garantia de alimentos, cobertores e outros materiais necessários, prestação de serviços médicos, bem como a restauração da infra-estrutura, tais como energia elétrica e abastecimento de água”, disse ele.
A Agência Meteorológica disse que houve 123 tremores por volta das 10:00 de sexta-feira e advertiu que mais tremores secundários ocorrerão, incluindo aqueles superiores a 6 na escala sísmica japonesa.
Foi o primeiro terremoto no Japão, que teve a máxima de 7 pontos na escala japonesa, desde o terremoto e tsunami que devastou vastas áreas do nordeste do Japão em 11 de março de 2011. A agência também disse que o número de tremores secundários tinha sido o terceiro maior, desde 1995.
O Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, disse que uma equipe do governo liderado por Fumiaki Matsumoto, vice-ministro sênior do Gabinete do Governo, chegou em Kumamoto nesta sexta-feira de manhã para reforçar o apoio às áreas afetadas pelo terremoto.
De acordo com a polícia da província de Kumamoto, entre os nove mortos estão três homens e quatro mulheres com idades entre 54-94 em Mashiki, e um homem de 29 anos e uma mulher de 68 anos de idade no bairro Higashi da cidade de Kumamoto. Oito deles estavam presos em casas que desabaram e o outro morreu depois de cair dentro casa.
Até as 05:00, pelo menos 860 pessoas estavam feridas, 53 gravemente. Até 44.400 pessoas foram se abrigar em cerca de 500 locais na província, disse que o governo provincial.
Cerca de 20 casas desabaram em torno da cidade de Mashiki, mantendo as pessoas presas em edifícios e sob escombros. O fogo também rompeu do lado de fora.
Falando a repórteres em Tóquio, Suga, o porta-voz do governo, afirmou que 14.500 famílias foram afetadas por um corte de energia, cerca de 4.600 pela interrupção no abastecimento de gás e cerca de 25.000 por suspensão do abastecimento de água.
O Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Motoo Hayashi, disse, separadamente, que empresas como a Honda Motor Co, Mitsubishi Electric Corp e Bridgestone Corp suspenderam as operações em suas fábricas nas áreas afetadas pelo terremoto, mas que não houve relatos de efeitos graves para a sua cadeia de oferta como visto no terremoto e tsunami de 2011, que interrompeu o suprimento de peças na indústria de transformação.
As operações do trem-bala, Shinkansen, na Linha Sanyo foram temporariamente suspensas dentro Kyushu após o terremoto.
De acordo com a Kyushu Railway Co, passageiros ficaram presos a bordo de um trem-bala que tinha feito uma parada de emergência entre as estações, e evacuação dos passageiros estava sendo adiada pelos tremores secundários.
A Japan Airlines e All Nippon Airways disseram que as pistas em vários aeroportos de Kyushu estavam sendo inspecionados quanto a danos, sem efeito sobre os voos.
O tráfego tinha parado em algumas vias expressas nas Províncias de Kumamoto e Miyazaki, incluindo partes da Kyushu Expressway, de acordo com a polícia da província de Kumamoto.
- Alerta de tsunami de até 3 metros atinge costa do Japão - 30 de julho de 2025 10:15 am
- Alerta de tsunami atinge diversas regiões do Japão - 30 de julho de 2025 8:55 am
- Terroristas ligados a ataque contra chineses no Pasquistão são mortos - 30 de julho de 2025 8:10 am