Obama emite novas sanções contra a Coreia do Norte. O presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu uma ordem executiva impondo novas sanções à Coréia do Norte, após o lançamento de satélite e teste nuclear.
Ele congela bens do governo norte-coreano nos Estados Unidos e proíbe as exportações dos EUA ou o investimento na Coreia do Norte.
A ordem também expandiu, enormemente, poderes para barrar qualquer pessoa, inclusive não-americanos, de comercializar com a Coreia do Norte.
O teste nuclear de 6 de janeiro e o lançamento de satélite em 7 de fevereiro foram violações das sanções existentes da ONU.
A ordem do presidente Obama inclui as sanções, recentemente acordadas no Conselho de Segurança da ONU – as mais duras em décadas contra a Coreia do Norte.
Mas também contém sanções separadas, aprovadas pelo Congresso e promulgada pelo presidente em fevereiro.
O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que: “A comunidade global e os Estados Unidos não vão tolerar atividades nucleares e de mísseis balísticos ilícitos da Coréia do Norte, e vamos continuar a impor custos sobre o país até que entre em conformidade com as suas obrigações internacionais.”
Obama disse que as sanções “não atingirão o povo da Coreia do Norte”, e sugeriu que a liderança do país é o único culpado.
Como muitas propriedades da Coreia do Norte são desconhecidas nos EUA, e o comércio entre os dois é pequeno, os poderes expandidos da lista negra são uma intensificação significativa das medidas punitivas disponível em Washington.
É também a primeira vez que os EUA fazem uma proibição geral sobre o comércio com a Coreia do Norte, já havia feito com o Irã e Mianmar.
Em meio ao aumento das tensões, a Coreia do Norte condenou um estudante norte-americano a 15 anos a trabalho forçados, na quarta-feira, por “crimes graves” contra o Estado.
Os EUA exigiram que a Coreia do Norte liberte, imediatamente, Otto Warmbier, 21 anos, que foi preso por tentar roubar um sinal de propaganda de um hotel durante uma visita em janeiro.
Os EUA e a Coreia do Sul também estão fazendo seus exercícios militares anuais este mês, o que gera, rotineiramente, tensão, mas este ano a Coreia do Norte ameaçou lançar um “ataque nuclear preventivo de justiça” contra os EUA e Coreia do Sul.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35828831
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am