2.5 C
Kōnan
terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Filipinas confisca navio norte-coreano, a tripulação será deportada, de acordo com novas sanções da ONU

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Filipinas confisca navio norte-coreano, a tripulação será deportada, de acordo com novas sanções da ONU. As Filipinas, apreenderem, no sábado, um navio norte-coreano, em resposta às novas sanções das Nações Unidas, introduzidas depois do teste nuclear e lançamento de foguete por parte de Pyongyang.

O navio de carga, de 6.830 toneladas, Jin Teng, não foi autorizado a deixar o porto de Subic, a nordeste da capital, Manila, onde está ancorado há três dias, e sua tripulação será deportada, disse o porta-voz presidencial, Manolo Quezon, na estação de rádio estatal Radyo ng Bayan.

Foi o primeiro caso, relatado, onde as sanções – as mais duras até agora, foram adotadas na quarta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU – estão sendo aplicadas.

“O mundo está preocupado com o programa de armas nucleares da Coréia do Norte e como membro da ONU, as Filipinas tem que fazer a sua parte para cumprir as sanções”, disse Quezon.

Uma equipe da ONU está sendo esperada para inspecionar o navio no porto, localizado perto de uma ex-base naval dos Estados Unidos, disse o porta-voz de Negócios Estrangeiros, Charles Jose.

O Jin Teng foi inspecionado pela segunda vez no sábado, desta vez usando sensores de armas eletrônicas, disse o porta-voz da guarda costeira, comandante Armand Balilo, acrescentando que os 21 tripulantes foram “muito cooperativos”.

A Coreia do Norte não tem embaixada nas Filipinas. Suas embaixadas na Tailândia e na Indonésia não estavam disponíveis para comentar o assunto, quando contactadas pela AFP.

Não há outros navios norte-coreanos ancorados em Subic, segundo a guarda costeira.

O Jin Teng, com uma carga de sementes de palma, chegou a Subic vindo de Palembang, Indonésia, na quinta-feira, poucas horas depois que as últimas sanções foram aprovadas, por unanimidade.

Em resposta ao movimento da ONU, Pyongyang disparou seis mísseis de curto alcance no Mar do Japão, na quinta-feira, enquanto o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, ordenou que seu arsenal nuclear ficasse de prontidão, para ser usado a qualquer momento.

Na sexta-feira, a União Europeia também reforçou as sanções contra a Coreia do Norte, adicionando 16 indivíduos e 12 entidades a uma lista de cerca de 60 indivíduos e grupos que foram atingidos com as proibições de viagem e congelamento de bens.

Fonte: South China Morning Post http://www.scmp.com/news/asia/southeast-asia/article/1920958/philippines-impounds-north-korean-ship-deporting-crew-under

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img
Translate »