Eclipse total: Indonésia testemunha a totalidade do sol bloqueado pela Lua. Milhões de pessoas em toda a Indonésia e Pacífico assistiram ao eclipse total do sol, com partes da região ficando em completa escuridão.
O eclipse começou às 06:19 hora local (23:19 GMT terça-feira) quando a Lua começou a passar diretamente na frente do Sol.
Quando o eclipse atingiu sua totalidade, a lua bloqueou totalmente a luz solar, transformando o dia em noite.
Na província de Belitung, na Indonésia, uma multidão reunida em uma praia e testemunhas falaram de uma experiência “mágica”.
O eclipse foi total na Indonésia e no Pacífico Central, enquanto partes da Austrália e Ásia tiveram um parcial.
Astrônomos reiteraram os conselho para não olhar diretamente para o Sol, a olho nu ou através de um telescópio. Especialistas recomendaram o uso de um filtro solar profissional na frente de um telescópio ou câmera, ou óculos especiais de visualização de eclipse.
O eclipse total começou às 00:15 GMT, com o momento de sombra máxima em 01:59 GMT. O evento celeste terminará ao pôr do sol, hora local, ao norte do Havaí (04:34 GMT).
Quem pode ver o que neste eclipse?
Porque o caminho do eclipse cruza a Linha Internacional de Data, nos fusos horários locais, o eclipse começou na quarta-feira 9 de março e terminou na terça-feira 08 de março.

As pessoas ao longo de uma faixa de 150 km, que passa por Sumatra, Bornéu e Sulawesi – o caminho do eclipse – assistiram ao eclipse por cerca de quatro horas, na quarta-feira.
Em Maba, Ilhas Molucas, houve escuridão total por cerca de três minutos – o tempo mais longo na Indonésia. Outras áreas experimentou o apagão ou a escuridão por cerca de dois minutos.
Observadores no sul da China, Sudeste Asiático, Austrália, Havaí e Alasca assistiram um eclipse parcial quando penumbra da Lua – a região externa da sombra – passou sobre eles. Isto parece como se um pedaço do Sol fosse apagado.
Para observadores de eclipse fora dessas regiões, uma série de institutos de astronomia fizeram transmissões ao vivo do evento.
Quais os cientistas procuram?
Cientistas da Nasa disseram que planejam usar o evento para estudar a física solar.
Da Indonésia, eles vão usar um instrumento chamado de câmera de polarização, para capturar 59 exposições do sol, em pouco mais de três minutos e recolher dados da “corona solar”, a atmosfera superaquecida do sol.
Esta região só poderá ser observado durante um eclipse solar total, quando a face brilhante do Sol é completamente bloqueada pela Lua.
Acredita-se que a parte inferior da atmosfera do sol guarde as chaves para vários mistérios solares, incluindo o nascimento de nuvens explosivas de material solar chamadas de ejeções de massa coronal e o mistério de por que a coroa é realmente mais quente do que a superfície.
“A atmosfera do Sol é o local onde a física é interessante”, disse Nelson Reginald, da Nasa Goddard Space Flight Center, em Maryland.
O mais recente eclipse solar total ocorreu no hemisfério norte em 20 de Março de 2015.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/science-environment-35756955
- Piloto relatou falha no motor antes de queda de caça no Japão - 9 de agosto de 2025 1:09 am
- Polícia de Tokyo prende 9 por venda ilegal de títulos corporativos - 9 de agosto de 2025 1:05 am
- Morre Myint Swe, presidente interino de Myanmar desde 2021 - 9 de agosto de 2025 1:01 am