27 C
Kóka
sábado, 2 agosto, 2025 12:59: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte dispara míssil balístico em direção ao Mar do Japão

Coreia do Norte dispara míssil balístico em direção ao Mar do Japão. A Coreia do Norte disparou um míssil balístico no mar, dizem autoridades sul-coreanas e norte-americanas.

Eles dizem que o míssil foi lançado da costa leste, voou cerca de 800 km (500 milhas) e caiu na água. A Coreia do Norte não se pronunciou.

Um porta-voz da defesa dos EUA disse mais tarde que foi lançado um segundo míssil.
O Presidente dos EUA, Barack Obama, impôs novas sanções contra Pyongyang, depois de seu recente lançamento de satélite e teste nuclear.

A ordem executiva congela bens norte-coreano pelo governo dos Estados Unidos. Proíbe as exportações dos EUA – ou investimento na – Coreia do Norte e também expande poderes para barrar qualquer pessoa, inclusive não-americanos, de comercializarem com a Coreia do Norte.

O teste nuclear de 6 de janeiro e o lançamento de satélites em 7 de fevereiro, foram violações das sanções da ONU.

Ataque nuclear preventivo

A agência de notícias sul-coreana Yonhap também citou fontes anônimas dizendo que um segundo míssil foi detectado, mas pode ter se desintegrado no ar.

Pareciam ser mísseis de médio alcance Rodong, disparados de veículos lançadores móveis.

Com um alcance máximo de 1.300 km, o Rodong teria a capacidade de atingir toda a Coréia do Sul e partes do Japão.

A Tenente Coronel Michelle Baldanza, do gabinete de imprensa de defesa dos EUA, disse que após o mais recente lançamento: “Pedimos a Coreia do Norte a abster-se de ações que aumentam ainda mais as tensões na região.”

Em meio a aumento das tensões, a Coreia do Norte condenou um estudante dos EUA a 15 anos de trabalhos forçados na quarta-feira, por “crimes graves” contra o Estado.

Os EUA exigiram que a Coreia do Norte liberte imediatamente Otto Warmbier, 21 anos, que foi preso por tentar roubar um sinal de propaganda de um hotel durante uma visita em janeiro.

Os EUA e a Coreia do Sul também estão fazendo seus maiores exercícios militares anuais este mês, o que, rotineiramente, gerar tensão.

Mas este ano a Coreia do Norte ameaçou lançar um “ataque nuclear preventivo de justiça” contra os EUA e Coreia do Sul.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35835088

Sourcebbc

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img