Ataques terroristas em Bruxelas: Pelo menos 26 mortos em Zaventem e Maelbeek. Pelo menos 26 pessoas foram mortas ou gravemente feridas em ataques terroristas no aeroporto internacional de Bruxelas e numa estação de metro da cidade.
Uma das explosões aconteceu no aeroporto de Zaventem a cerca de 07:00 GMT, matando 11 e ferindo 81, disse o ministro da Saúde.
Outra explosão atingiu a estação de metro Maelbeek uma hora depois. Autoridades de transporte de Bruxelas dizem que 15 pessoas foram mortas e 55 feridas, 10 seriamente.
A Bélgica elevou sua ameaça terrorista ao mais alto nível.
Os ataques acontecem quatro dias depois que Salah Abdeslam, o principal fugitivo nos ataques de Paris, foi preso em Bruxelas.
O primeiro-ministro Charles Michel classificou os ataques de “cegos, violentos e covardes”, acrescentando que: “Este é um dia de tragédia, um dia negro … Eu gostaria de conclamar a todos para que tenham calma e solidariedade”.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que: “Estes ataques marcam outro golpe baixo dos terroristas a serviço do ódio e da violência.”
O aeroporto e todo o sistema de transportes públicos em Bruxelas estão paralizados.
“Sangue por todos os lugares”
Duas explosões aconteceram na área de partidas do aeroporto de Zaventem, pouco depois de 08:00 hora local (07:00 GMT).
Um promotor belga disse que “provavelmente, um homem-bomba” estava envolvido.
A agência de notícias estatal Belga relata que tiros foram disparados e gritos em árabe foram ouvidos antes das duas explosões.
A emissora pública VRT disse que um rifle de assalto foi encontrado ao lado de um dos atacante morto.
Imagens das redes sociais mostram pessoas fugindo do aeroporto, em pânico.
Zach Mouzoun, que chegou em um vôo de Genebra, disse à televisão BFM da França que: “Foi atroz. O teto desabou. Havia sangue por toda parte, pessoas feridas, malas espalhadas em todos os lugares. Nós estávamos andando sobre os escombros. Foi uma cena de guerra…..”
Todos os vôos foram desviados. A Eurostar cancelou todos os trens de e para Bruxelas. O operador de trem Thalys France-Benelux disse que toda a rede está paralisada.
A segurança foi reforçada em Gatwick e Heathrow e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido aconselhou os cidadãos britânicos para que evitem áreas congestionadas na Bélgica. O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, presidiu uma reunião do comité de resposta Cobra, na terça-feira.
A França reforçou a segurança, e o gabinete realizou uma reunião de emergência.
“Os terroristas atingiram a Bélgica, mas é a Europa que foi alvo. E o mundo inteiro que está preocupado com isso”, disse o presidente francês, François Hollande.
Há também segurança extra nos aeroportos holandeses.
A explosão no metro ocorreu logo após as 08:00 GMT, durante a hora do rush na estação Maelbeek.
A explosão atingiu o carro do meio de um trem de três vagões, quando este se afastava da plataforma.
Alexandre Brans disse à AP que: “O metro estava saindo da estação Maelbeek quando houve uma explosão muito alta. Foi pânico geral. Havia muitas pessoas no metro…”
Há temores de que o número de mortos possa subir.
A estação fica perto de instituições da União Européia. A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse aos funcionários para ficarem em casa. Todas as reuniões em instituições da UE foram canceladas.
Ryan McGee, um trabalhador de restauração em uma faculdade de Bruxelas, disse à BBC que: “A cidade inteira está em confinamento. As pessoas estão calmas no momento, mas a atmosfera é tensa.”
O ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon, tinha dito na segunda-feira que o país estava no mais alto nível de alerta para possíveis ataques de vingança após a captura de Salah Abdeslam.
Ele disse à rádio belga que: “Sabemos que parar uma célula pode … levar os outros à ação. Estamos cientes disso.”
O aeroporto Zaventem está a 11 km (7 milhas) ao nordeste de Bruxelas e teve mais de 23 milhões de passageiros no ano passado.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-europe-35869254
- Suspeito que atacou com facas em Tóquio escreveu que “estão me vigiando” - 31 de julho de 2025 1:21 am
- Nissan registra prejuízo de US$ 780 milhões no 1º trimestre fiscal - 31 de julho de 2025 1:15 am
- Japão registra recorde histórico de calor com 41,2°C em Hyogo - 31 de julho de 2025 1:00 am