4.3 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  2:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nepal, avião de passageiros cai matando 23 pessoas

Nepal, avião de passageiros cai matando 23 pessoas. Um pequeno avião de passageiros caiu no oeste montanhoso do Nepal, matando todas as 23 pessoas a bordo.

A aeronave Twin Otter, operada pela Tara Air, estava viajando de Pokhara para Jomsom e perdeu contato com a torre de controle pouco depois de decolar.

A maioria das pessoas a bordo eram nepaleses. Ainda não está claro o que causou o acidente.

O avião transportava três tripulantes e 20 passageiros, um deles chinês e um kuwaitiano. A indústria de aviação do Nepal tem um pobre histórico de segurança.

Map of Nepal

De acordo com Sanjiv Gautam, diretor geral da Autoridade de Aviação Civil do Nepal, os destroços do avião foram encontrado perto da aldeia de Dana, no distrito Myagdi.

Mais cedo, ele disse ao BBC Nepali Serviçe que o avião tinha perdido contato com a torre de controle em Pokhara, 10 minutos após a descolagem.

As identidades das pessoas a bordo ainda não foram divulgadas. Duas das vítimas eram crianças.

Três helicópteros foram enviados para procurar o avião desaparecido, disse a Tara Air em seu site, acrescentando que “o tempo em ambos os aeroportos de origem e destino era favorável” para o voo de 20 minutos.

O Exército do Nepal disse, no entanto, que a neblina tem dificultado a busca pela aeronave.

“Parece que o avião caiu na encosta. Os destroços ainda estava em chamas quando a equipe chegou,” disse o dirigente distrital, chefe Sagar Mani Pathak, à agência de notícias AFP.

“Estamos enviando equipes para trazer os corpos, mas eles ainda não chegaram. Não é possível a um helicóptero aterrissar na área.”


 

Recentes acidentes aéreos no Nepal

  • Março 2015: passageiros tiveram a sorte de escapar, depois que um avião derrapa para fora da pista, na névoa, em Kathmandu
  • Fev 2014: Recuperados todos os 18 corpos, após um acidente com um pequeno avião no oeste do Nepal
  • Setembro 2012: Avião, dirigindo-se para a região do Monte Everest, cai nos arredores de Kathmandu, matando todas as 19 pessoas a bordo
  • Maio de 2012: Quinze pessoas morrem quando um avião transportando peregrinos indianos cai no norte do Nepal
  • Setembro 2010: Voo de passeio cai em uma enconsta perto de Kathmandu
  • Setembro 2006: Todas as 24 pessoas a bordo de um helicóptero da WWF morrem quando o mesmo caiu no leste do Nepal

 

This file photograph taken on June 1, 2010 shows a Tara Air DHC-6 Twin Otter aircraft, similar to one that went missing early on February 24, 2016

Pokhara é uma cidade turística a cerca de 200 quilômetros (125 milhas) a oeste da capital Katmandu. Jomsom, esta a uma curta distância, mais ao norte, é o ponto de partida para muitas pessoas que praticam trekking no Himalaia.

O Nepal possui uma rede de estradas limitada e muitas áreas só são acessíveis a pé ou pelo ar.

Desde 1949, ano em que o primeiro avião aterrissou no Nepal, houve mais de 70 acidentes envolvendo aviões e helicópteros, nos quais mais de 700 pessoas foram mortas.

A maioria dos acidentes têm sido atribuídos ao mau tempo, pilotos inexperientes e manutenção inadequada.

Em 2013, a União Europeia proibiu todas as companhias aéreas nepalesas de voar em seu território por razões de segurança.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35647929