A China dirigiu caças para uma ilha contestada no Mar do Sul da China em meio das tensões territoriais na região, informou o canal televisivo norte-americano Fox News na terça-feira (24). Imagem: Divulgação Agência Sputnick Brasil
De acordo com o relatório, a inteligência dos EUA detetou aeronaves chinesas Shenyang J-11 e Xian JH-7s na ilha Woody nos últimos dias. Pequim tinha implantado anteriormente duas baterias de mísseis terra-ar HQ-9 na mesma ilha, disse o meio de comunicação.
Nas últimas semanas, os Estados Unidos e Taiwan têm alertado que a China implementou mísseis terra-ar em Woody Island, pertencente ao disputado arquipélago Paracel, no Mar do Sul da China. A implantação marcou o último passo na escalada militar nos arquipélagos Paracel e Spratly, onde pelo menos seis nações têm reivindicações territoriais sobrepostas.
A China, no entanto, argumenta que ambos os arquipélagos são seu território soberano, uma reivindicação que Washington tem desafiado de forma agressiva, realizando exercícios de “liberdade de navegação”.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm