30 C
Kóka
segunda-feira, 23 junho, 2025 1:59: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Fukui: Kansai Eletric reiniciará outro reator em Takahama, sob novas regras

Fukui: Kansai Eletric reiniciará outro reator em Takahama, sob novas regras. A Kansai Electric Power Co. comunicou nesta quinta-feira que um reator em sua usina nuclear de Takahama está programado para reiniciar na sexta-feira, tornando-se a segunda unidade a utilizar óxido de urânio-plutônio como combustível, sob as novas regras estabelecidas após o desastre nuclear de Fukushima em 2011.

O reator número 4 da usina na Província de Fukui, oeste do Japão, será reiniciado como o quarto reator a operar sob regulamentos mais rigorosos, pós Fukushima.

A Kansai Electric reiniciou a unidade No. 3, no mesmo complexo, no mês passado, também utilizando combustível misto de óxido de urânio-plutônio, extraído de combustível nuclear usado. O combustível MOX é um componente chave no programa do ciclo de combustível nuclear, perseguido pela indústria de energia nuclear e pelo governo.

No ano passado, dois reatores voltaram a operação na usina de Sendai, da Kyushu Electric Power Co., na província de Kagoshima.

O mais recente reinício vem com a preocupação de segurança da unidade No. 4, que cresceu recentemente, depois que água refrigerada radioativa vazou, no último sábado, em um edifício anexo ao reator, contendo um índice de radioatividade abaixo do que é necessário para ser relatado ao governo.

O vazamento foi causado pela tensão insuficiente de um parafuso usado em uma válvula instalada em uma tubulação e o empresa tem tomado medidas para evitar a sua repetição.

O governo está procurando reativar mais reatores, para atender uma meta de gerar, pelo menos, 20 por cento da eletricidade global do Japão, com a geração de energia nuclear em 2030.

Um reator na usina de Ikata da Shikoku Electric Power Co., na Província de Ehime, seguirá o exemplo, com a permissão para a retomada de operação já dada pelos reguladores e pelo governo local.

A Kansai Electric também está buscando a retomada das operações de mais dois reatores da central de Takahama, sendo que ambos tem mais de 40 anos de utilização.

Os reatores, envelhecidos, obtiveram a aprovação inicial do Órgão de Regulamentação Nuclear na quarta-feira e poderiam ser os primeiros reatores que operam além do período de serviço de 40 anos, determinado pelo governo, sob as novas regras de segurança.

Mas ainda é incerto se realmente poderão reiniciar, com a necessidade de outras permissões que deverão ser obtidas do Órgão de Regulamentação Nuclear para operar usinas nucleares com mais de 40 anos de uso, até a data limite de 7 de julho.

As novas normas de segurança proíbem a exploração de reatores nucleares com mais de quatro décadas, em princípio, mas eles podem ser autorizados a continuar a operação por mais 20 anos, se os operadores fizerem atualizações de segurança e passarem pela inspeção do Órgão de Regulamentação Nuclear.

A Kansai Electric disse que a unidade No. 4 de Takahama começará a operação de reinicio na sexta-feira à tarde, e espera-se chegar a criticidade, ou um estado de reação nuclear em cadeia sustentada, na madrugada de sábado.

O reator vai começar a gerar e enviar eletricidade já na próxima segunda-feira.

Fonte: The Mainichi http://mainichi.jp/english/articles/20160225/p2g/00m/0dm/073000c

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img