32 C
Kóka
quinta-feira, 14 agosto, 2025 2:34: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Depois de instalar mísseis em ilhas disputadas, China acusa EUA de militarizar o Mar da China Meridional

Depois de instalar mísseis em ilhas disputadas, China acusa EUA de militarizar o Mar da China Meridional. A China acusa os EUA de militarizar o Mar da China Meridional pelas suas patrulhas aero-navais.

A acusação veio dias depois que os EUA e Taiwan disseram que a China parecia ter implantado mísseis terra-ar em uma ilha contestada na região.

O Vietnam classificou o movimento de uma “grave violação”. Filipinas e Austrália também expressaram preocupação.

A China classificou as informações como “propaganda”, mas disse que tinha o direito, sob a lei internacional, de defender-se.

Várias nações reivindicam territórios no Mar da China Meridional, rico em recursos, e também uma importante rota de transporte marítima.

Protesters burn a mock missile during a rally near the Chinese Consulate in the financial district of Makati city, Philippines, to denounce the alleged deployment of surface-to-air-missiles by China on the disputed islands off South China Sea, Friday, Feb. 19, 2016
Protestantes nas Filipinas contra a aparente implantação de mísseis pela China

Autoridades de Taiwan e dos EUA disseram que as imagens de satélite, tomadas em 14 de fevereiro, indicam que a China implementou mísseis na Ilha Woody ou Yongxing, nas Paracels.

A ilha é reivindicada pela China, Taiwan e Vietnã.

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse na quarta-feira que: “Existe todo tipo de provas, todos os dias, que tem havido um aumento da militarização de um tipo ou de outro, isto é uma séria preocupação”.

No entanto, o porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Hong Lei, rebateu, na sexta-feira, dizendo a repórteres que as patrulhas aéreas e navais dos EUA eram o que tinham “aumentado as tensões” na região.

“Essa é a verdadeira militarização do Mar da China Meridional”, acrescentou.

Map showing military presence on Woody Island - 17 February 2016

Os EUA dizem que não tomarão partido em disputas territoriais, porém, enviou anteriormente, bombardeiros B-52 e um destróier naval perto das ilhas em disputa, dizendo que realiza a operação “liberdade de navegação” para garantir o acesso às principais rotas marítimas e aéreas.

Na sexta-feira, o Vietnã disse que tinha emitido notas diplomáticas ao Secretário Geral da ONU e da embaixada chinesa para protestar contra aparente implantação, pela China, de mísseis nas Ilha Woody.

“Estas são graves violações à soberania do Vietnã sobre as Paracels”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Le Hai Binh.

Map

Países rivais têm disputado o território do Mar da China Meridional há séculos, mas a tensão tem aumentado, constantemente, nos últimos anos.

Suas ilhas e águas são reivindicadas, em parte ou em sua totalidade por Taiwan, China, Vietnã, Filipinas, Malásia e Brunei.

A China tem apoiado suas pretensões expansivas com a construção de ilhas e patrulhas navais, enquanto os EUA dizem que se opõe a restrições à liberdade de navegação e da soberania ilegal – por todos os lados, mas visto por muitos como dirigido contra a China.

Os atritos têm suscitado preocupação de que a área está se tornando um ponto de inflamação, com consequências globais.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35610809

Sourcebbc

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img