Coreia do Norte: USA submete sanções mais duras para a ONU. Os EUA, apoiado pela China, apresentou um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU destinado a impor sanções mais duras à Coreia do Norte.
A resolução é uma resposta ao recente teste nuclear e lançamento de foguete da Coréia do Norte.
As medidas que, pela primeira vez, exigirão aos Estados membros da ONU que inspecionem todas as cargas que entrem ou saiam da Coreia do Norte.
A embaixatriz dos EUA na ONU, Samantha Power, disse que seria o mais forte conjunto de sanções impostas pelo Conselho de Segurança, em mais de 20 anos.
A votação está prevista para o fim de semana.
O lançamento de um foguete de longo alcance em fevereiro e um teste nuclear em janeiro pela Coreia do Norte foram amplamente condenados como uma flagrante violação das resoluções da ONU.
Quais são as sanções propostas?
- Os Estados membros da ONU deverão inspecionar toda a carga que entre ou saia da Coreia do Norte
- Os navios norte-coreanos, suspeitos de transportar mercadorias ilegais, serão barrados em todos os portos do mundo
- Um embargo de armas será ampliado, para incluir o fornecimento de armas de pequeno porte
- O fornecimento de combustível de aviação, incluindo combustível de foguete para a Coréia do Norte será proibida
A China também condenou as ações da Coréia do Norte, mas, ultimamente, tem sido relutante em endossar sanções que possam ameaçar a sua estabilidade do seu vizinho.
“Pela primeira vez na história, toda a carga que entra e sai da DPRK (Coreia do Norte) seria submetida a inspeção obrigatória”, disse Ms Power, depois de apresentar a medida ao projeto de resolução no Conselho de Segurança.
“Estas sanções, se aprovadas, irão enviar uma mensagem inequívoca e inflexível ao regime da DPRK. O mundo não aceitará a sua proliferação. Haverá consequências para suas ações.”
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35664794
- Banda OpCritical lança “Not Alone” em defesa dos direitos civis - 24 de fevereiro de 2026 12:59 am
- Festival em Tóquio destaca peixes de Fukushima 15 anos após desastre nuclear - 24 de fevereiro de 2026 12:48 am
- Evento do Dia de Takeshima reacende disputa territorial com Coreia do Sul - 24 de fevereiro de 2026 12:43 am




















