13.5 C
Kóka
domingo, 2024/05/19  9:08
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A China deve se preparar para a guerra, dizem conselheiros militares chineses

A China deve se preparar para a guerra, dizem conselheiros militares chineses. Pequim tem que acelerar o ritmo de preparação para a guerra depois do quarto teste nuclear e lançamento de foguete pela Coreia do Norte, dizem analistas militares chineses.

Um conselheiro militar chinês alertou a China para que esteja preparada para a guerra na península coreana, para não sacrificar tanto quanto fez na década de 1950.

Falando sobre a deterioração da situação de segurança, após o recente teste nuclear e lançamento de foguete pelo líder norte-coreano Kim Jong-un, o Major General Wang Haiyun, disse em um artigo na terça-feira que a China deve “tomar contra medidas fortes”, para enfrentar várias ameaças.

“[A China] deve ajustar a projeção de força ao longo das fronteiras do Nordeste … e preparar-se militar e diplomaticamente para todos os potenciais riscos, o mais rápido possível”, disse Wang ao Global Times, um jornal sob comando do Diário do Povo.

Cidadão norte-coreano carregando a bandeira do país numa celebração em Pyongyang – Foto – AP

Wang, ex-adido militar na Rússia, é um consultor sênior da Sociedade Chinesa para Estratégia Internacional, um grupo de reflexão liderado por Sun Jianguo, vice-chefe do Estado-Maior Conjunto da Comissão Militar Central.

As ameaças citadas por Wang – além dos testes da Coréia do Norte – incluem a decisão dos Estados Unidos de enviar um porta-aviões, bombardeiros estratégicos e submarinos nucleares para bases sul-coreanas e japonesas, e a implantação de um sistema de mísseis anti-balísticos na Coreia do Sul.

Vice Ministro Chinês das Relações Exteriores, Zhang Yesui, fala aos meios de comunicação do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano em Seul na terça-feira. Foto: Kyodo

Os comentários de Wang vieram logo depois que o vice-ministro das Relações Exteriores, Zhang Yesui, prometeu apoio para uma forte resolução no Conselho de Segurança da ONU para punir Pyongyang após o lançamento do seu foguete e do teste nuclear. “Nós apoiamos uma nova e forte resolução”, disse Zhang na terça-feira.

No artigo, Wang sugeriu que a China começará a planejar em como lidar com a potencial poluição nuclear transfronteiriça onde os EUA, Japão e Coreia do Sul atacarão instalações nucleares norte-coreanas, bem como para se preparar para um afluxo maciço de refugiados ou guerrilheiros do Norte.

Wang disse que Pequim deve persuadir Pyongyang contra o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos, e que a Coreia do Norte teria de enfrentar um “desastre nacional” se a guerra eclodir.

“Quando a guerra começar … a China não pode voltar a fazer um sacrifício nacional para um regime desaconselhável”, disse Wang.

Na Guerra da Coreia 1950-1953, 180.000 soldados chineses foram mortos ajudando Pyongyang a lutar contra o Sul em uma coalizão liderada pelos Estados Unidos. Na semana passada, Fu Ying, presidente da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento, disse que a China não tinha controle sobre a Coreia do Norte.

Fonte: South China Morning Post http://www.scmp.com/news/china/diplomacy-defence/article/1913511/china-must-prepare-war-over-north-koreas-rocket-launch