36 C
Kóka
sexta-feira, 4 julho, 2025 12:07: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão vai reiniciar outro reator nuclear em 29 de janeiro, em Fukui

Japão vai reiniciar outro reator nuclear em 29 de janeiro, em Fukui. Uma usina nuclear na Província de Fukui está prevista para reiniciar as operações em 29 de janeiro de 2016, o primeiro que será executado com combustível misto de urânio-plutônio, sob novas normas de segurança, relataram fontes próximas ao assunto nesta quinta-feira.

Arranjos finais estão em andamento para reiniciar o reator número 3 da Kansai Electric Power Co, na usina de Takahama, o terceiro caso depois que o Japão voltou a geração de energia nuclear, no verão passado, depois da perda da energia nuclear em meio a preocupações de segurança, na sequência do desastre de Fukushima em 2011.

Em abril passado, um tribunal distrital proibiu a Kansai Electric de reiniciar os reatores números 3 e 4 da usina de Takahama, citando preocupações com a segurança. Mas desde que o tribunal suspendeu a liminar no mês passado, a empresa, agora, está fazendo os preparativos para reativar os dois reatores na costa do Mar do Japão, com o reinício da unidade número 4 planejado para o final de fevereiro.

A Kansai Electric planeja retomar a operação do reator número 3 na tarde de 29 de janeiro, depois de verificar o desempenho das hastes usadas para controlar a fissão nuclear em reatores na manhã daquele dia, disseram as fontes.

O reator deve chegar a criticidade, ou estado de reação nuclear em cadeia sustentado, dentro da metade de um dia e começar a gerar e enviar eletricidade em cerca de quatro dias. Depois de passar por uma inspeção final pela Autoridade Reguladora Nuclear, a empresa irá retomar a operação regular no reator.

A Osaka Kansai Electric, baseada em Osaka, disse que a unidade número 3 de Takahama, está prestes a se tornar seu primeiro reator operacional desde que a unidade número 4 da usina de Oi ficou offline, para checagens de segurança, em setembro de 2013.

A empresa tem planos para utilizar, nos reatoes 3 e 4 da usina Takahama, óxido misto urânio-plutónio, ou combustível MOX, em um projeto chamado “pluthermal.” O combustível é criado por plutônio e urânio extraído de combustível nuclear irradiado.

Todos os 48 reatores do país estavam offline antes que a Kyushu Electric Power Co. reativasse sua usina de Sendai, Província de Kagoshima, em agosto passado, tornando-se a primeira empresa a fazer uso das novas normas de segurança introduzidas depois das crise de Fukushima. A empresa reiniciará outro reator em outubro, na mesma usina.

Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/japan-to-restart-another-nuclear-reactor-jan-29-1st-on-mox-fuel

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img