Japão reinicia reator nuclear de Takahama, em Fukui Ken. O Japão, na sexta-feira, reiniciou seu terceiro reator nuclear, desde o desligamento em todo o país, depois do desastre de Fukushima, em 2011, quando um tribunal decidiu que era seguro, apesar da oposição dos moradores locais.
As empresas de energia elétrica e o governo tem pressionado para que os reatores voltem em operação, quase cinco anos depois do grande terremoto e tsunami que causou o colapso desastroso na usina nuclear de Fukushima.
O acidente obrigou todas as dezenas de reatores do Japão a ficarem desligadas por cerca de dois anos, em face as preocupações públicas sobre a segurança da tecnologia nuclear e os temores sobre a exposição à radiação.
O reator número 3 da Kansai Electric Power, da usina de Takahama, Província de Fukui, que utiliza combustível de plutônio-misturado, foi ligado na sexta-feira à tarde, disse um funcionário da empresa.
O Tribunal Distrital de Fukui, no mês passado, derrubou uma liminar que impedia a Kansai Electric de reiniciar dois reatores, vencido pelos residentes locais, que argumentaram a falta de segurança, apesar da luz verde dada pela Autoridade Regulamentadora Nuclear.
Segundo a Bloomberg News, a Kansai Electric – que era a mais dependente de energia nuclear de todos os serviços de energia elétrica do Japão, antes do colapso de Fukushima – tem planos para reiniciar o reator número 4 no final de fevereiro, disse um funcionário.
Dois reatores do sul da província de Kagoshima, operada pela Kyushu Electric Power, reiniciaram em agosto e outubro, encerrando um período de dois anos sem a geração de eletricidade por energia nuclear.
Mas muitos japoneses continuam cautelosos quanto a energia nuclear e milhares de pessoas se recusaram a voltar para as áreas atingidas pelo desastre de Fukushima, por medo de exposição à radiação.
A reinicialização de sexta-feira atraiu críticas imediatas de ativistas anti-nucleares.
“Permitir que o reinício dos reatores de Takahama, com potenciais riscos de segurança, que pode significar o colapso do núcleo do reator, é uma irresponsabilidade”, disse em um comunidade Kendra Ulrich, sênior da campanha global de energia da Greenpeace Japão.
“Mais uma vez, pode ser que o povo japonês acabe pagando o preço pelo jogo nuclear do seu governo.”
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/japan-restarts-takahama-nuclear-reactor
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am

