Indonésia: Jacarta abalada por explosões e tiroteio.Foram ouvidas várias explosões e tiros no centro da Capital da Indonésia, Jacarta, nesta quinta-feira, policiais suspeitam que um homem bomba foi responsável por pelo menos uma das explosões.
Segundo a mídia, pelo menos seis bombas explodiram e uma testemunha da Reuters disse ter visto três pessoas mortas e um tiroteio acontecendo.
Uma das explosões ocorreu em um café Starbucks e forças de segurança foram vistas entrando no prédio.
Ainda não há indicações de quem está por trás dos ataques.
Indonésia – o país com a maior população muçulmana do mundo – ja foi atacada por grupos militante islâmicos no passado. Está em alerta máximo depois de ameaças do chamado Estado Islâmico.
“Estilo diferente de ataque “– Ex editor da BBC na Indonésia, Karishma Vaswani.
Este é o primeiro grande atentado em Jacarta desde os atentados do Marriott e Ritz Hotel, em 2009.
A paisagem do terror mudou dramaticamente desde então. A polícia da Indonésia alertou, há algum tempo, que haveria um ataque em Jacarta.
Mas este parece ser um estilo muito diferente de ataque de qualquer um que ocorreu em Jacarta no passado.
O porta-voz da polícia nacional disse à AFP que a população foi avisada para ficar dentro de suas casas no caso de novas explosões.
Um funcionário da ONU, Jeremy Douglas, disse à BBC que estava a cerca de 150m de distância de uma das explosões, perto do edifício da ONU.
“Então corremos para dentro do prédio. Ouvimos uma terceira explosão. Fomos até nosso escritório, no décimo andar, e ouvimos um quarto, um quinto e um sexto.
“Há tiros acontecendo na rua no momento.”
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35309195
Fonte: Shoutheast Asia http://www.scmp.com/news/asia/southeast-asia/article/1901088/jakarta-rocked-six-blasts-security-forces-scramble-contain
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am