Ataque em Jacarta: Indonésia “caça células terroristas” ligadas aos atentados. O chefe da polícia de Jacarta disse que a Indonésia está caçando células terroristas que se acredita estarem por trás dos atentados de quinta-feira na capital.
Dois civis e cinco dos atacantes morreram a tiros e bombas em um movimentado distrito comercial.
O Inspetor General, Tito Karnavian, disse que os atacantes tinham sido “neutralizados”, mas estavam ligados a grupos em toda a Indonésia e eram “parte de uma rede global”.
Militantes do Estado Islâmico (IS) assumiram a autoria do atentado.
O IS divulgou uma declaração on-line dizendo que o ataque tinha sido efetuado por “soldados do Califado”, visando “cidadãos cruzados da coalizão” contra o grupo.
Três homens foram presos perto de Jacarta na manhã de sexta-feira, disse a polícia à mídia local. Não ficou imediatamente claro se eles tinham ligações diretas dos ataques.
As autoridades tem dito que Bahrun Naim, um indonésio, que, acredita-se, esteja lutando com o IS na Síria, possa ser o coordenador do ataque.
O Inspetor General Karnavian disse que a “visão” de Naim é unir os vários grupos de apoio ao IS em todo o Sudeste Asiático.
A Indonésia – que tem sido atacada por militantes islâmicos várias vezes – tinha sido alertada após ameaças recentes emitidos pelo IS.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35320352
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am