Ataque a Jacarta, o saldo do massacre. Uma série de explosões e tiroteio ocorreu nas ruas da capital da Indonésia, Jacarta.
As explosões aconteceram em torno da Thamrin Street, um grande shopping e centro comercial, perto de embaixadas estrangeiras e o escritório das Nações Unidas.
A polícia disse que agora a situação está sob controle, com cinco dos suspeitos do ataque entre os, pelo menos, sete mortos.
O assim chamado “Estado Islâmico” disse que era o responsável pelos ataques, segundo uma agência de notícias ligada ao grupo.
Separadamente, a policia indonésia disse que os suspeitos pertencem a um grupo local, ligado ao “Estado Islâmico”.
O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, descreveu o ataque como um “ato de terror”.
“Todos estamos de luto pelas vítimas deste incidente, e também condenamos o ato que perturba a segurança e paz e espalha o terror entre nosso povo”
Imagens de Jacarta mostram vários corpos deitados na rua entre o Starbucks Café, assim como vária pessoas feridas sendo retiradas do local.
Detalhes ainda continuam obscuros, mas pelo menos uma das explosões ocorreu dentro do Starbucks Café e outra num posto policial.
Aparentemente, um atirador estava escondido no Djakarta Theater, parte do complexo que abriga a Starbucks.
Policiais armados, franco-atiradores e veículos blindados foram mobilizados para as ruas da capital.
Tiroteios eclodiram depois que a polícia chegou ao café – havia várias outras explosões e relatório de suspeitos de perseguição policial. Tiroteios esporádicos foram relatados várias horas depois.
Um funcionário da ONU, Jeremy Douglas, disse à BBC que estava a cerca de 150m (450 pés) de distância de uma das primeiras explosões próximos ao prédio da ONU.
“Então corremos para dentro do prédio. Ouvimos uma terceira explosão. Fomos até nosso escritório no décimo andar e ouvimos uma quarta, uma quinta e uma sexta.”
Ataques islâmicos na Indonésia
A Indonésia sofreu ataques de militantes no passado, mas tem sido relativamente bem sucedido na contenção de extremismo islâmico, após uma série de ataques na última década. Alguns dos mais mortais incluem:
- Julho 2009: Sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando dois suicidas atacaram o Marriott e Ritz Carlton, hotéis em Jacarta
- Outubro 2005: Ataques suicidas em Bali deixam 23 mortos, incluindo os atacantes
- Setembro 2004: Bomba fora da embaixada australiana em Jacarta, mata pelo menos nove pessoas
- Agosto 2003: bomba em Jakarta no Marriott Hotel, mata 12;
- Outubro 2002: atentados de Bali matando 202, incluindo 88 australianos;
- dezembro 2000: atentados em Igrejas em todo o país, matam 19
Poucas horas depois, a polícia disse que quatro dos atacantes haviam sido mortos, em seguida, pouco depois, revisou o número para cinco, incluindo um estrangeiro.
O Vice-Chefe da Polícia Nacional, Comandante General Budi Gunawan, disse que dois tinham sido mortos em um tiroteio fora de um teatro e outros dois se explodiram no posto de polícia em frente do Starbucks.
O porta-voz da polícia, Coronel Muhammad Iqbal, disse que a situação estava “sob controle”, sem suspeitos escondidos no interior do centro comercial.
A polícia disse, inicialmente, que poderia haver até 14 atacantes. Três deles foram detidos, segundo os relatórios.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35309195
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am