36 C
Kóka
sexta-feira, 4 julho, 2025 12:07: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ataque a Jacarta, bombas e tiroteio acontecem na capital da Indonésia

Ataque a Jacarta, bombas e tiroteio acontecem na capital da Indonésia. Uma série de explosões de bombas abalaram a capital da Indonésia, Jacarta, e há relatos de que tiros e explosões continuam nas ruas.

Pelo menos seis pessoas foram mortas pelas explosões, que atingiram vários locais, incluindo um centro comercial.

A polícia acredita que mais de uma dúzia de atacantes estão envolvidos. Alguns ainda estão foragidos e trocam tiros com as forças de segurança.

Presidente Joko Widodo pediu calma e condenou o “ato de terror”.

“Todos estamos de luto pelas vítimas deste incidente, mas também condenamos o ato que tem perturbado a segurança e a paz, espalhando o terror entre nosso povo”, disse ele.

Não há indicação, aind,a de quem possa estar por trás dos ataques. A Indonésia foi atacada por grupos militantes islâmicos no passado e estava em alerta máximo sobre o período de ano novo, após ameaças do chamado Estado Islâmico.

Imagens da cena mostram corpos estendidos na rua, bem como pessoas gravemente feridas sendo levado. Orepórter indonésio da BBC, Jerome Wirawan, que está no local, disse que a polícia isolou a área.

‘Tiroteios agora’

O porta-voz nacional, chefe de polícia Anton Charliyan, disse à AFP que os dois policiais e civis estão entre os mortos, acrescentando que nenhuma prisão foi feita.

Após as explosões iniciais relatadas fora do centro comercial Sarinah, em Jacarta, a polícia, franco-atiradores e veículos blindados chegaram às ruas da capital.

Police hide behind vehicles in Jakarta, Indonesia (14 Jan 2016)

Police on the streets of Jakarta, Indonesia (14 Jan 2016)

Armed police on the scene in Jakarta, Indonesia (14 Jan 2016)

An injured policeman is removed from the Starbucks cafe in Jakarta (14 Jan 2016)

Police cordon off the Starbucks cafe (14 Jan 2016)

Houveram relatos de explosões esporádicas e troca de tiros, assim como o público escondendo-se atrás dos cordões de isolamento da polícia.

Um funcionário da ONU, Jeremy Douglas, disse à BBC que estava a cerca de 150m de distância de uma das primeiras explosões, próximos à prédio da ONU.

“Então corremos para dentro do prédio. Ouvimos uma terceira explosão. Fomos até nosso escritório no décimo andar e ouvimos um quarto, um quinto e um sexto.”

Em um incidente testemunhas oculares dizem que pelo menos três atacantes entrou em um café Starbucks na região, que está perto de várias embaixadas, e detonou explosivos antes de abrir fogo.

Um fotógrafo da Reuters disse que a polícia parecia estar apontando armas para um homem no telhado do edifício.

Dano Máximo

A polícia de Jacarta vêm dizendo há algum tempo que um ataque em solo indonésio seria apenas uma questão de tempo.

Não está claro, ainda, quem está por trás desses ataques, mas parece que foram concebidos para infligir o máximo de danos.

Embora ninguém tenha reivindicado a responsabilidade por esses ataques, nos últimos anos tem havido qualquer coisa entre 150 a 200 indonésios que, acredita-se, tenham ido para a Síria para lutar com Estado Islâmico.

Muitos já retornaram e a polícia acredita que eles poderiam estar preparando um ataque na Indonésia.

A Indonésia é o país com a maior população muçulmana do mundo, mas em geral é secular, embora nos últimos anos a ameaça do radicalismo estivesse elevada com pequenas redes de militantes, que, acredita-se estejam operando no país.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35309195

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sourcebbc

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img