Mar do Sul da China: China furiosa com protesto Filipino em ilhas disputadas. A China expressou seu furor depois que manifestantes filipinos desembarcaram em uma ilha remota controlada pelas Filipinas no Mar do Sul da China em disputa.

“Mais uma vez exortamos as Filipinas para retirar … das ilhas que ocupa ilegalmente”, disse o porta-voz do Ministério do Exterior Lu Kang na segunda-feira.
A nota vem depois que cerca de 50 manifestantes, a maioria estudantes, chegou em Pagasa no arquipélago Spratly, no sábado.
Os manifestantes disseram que querem destacar a crescente invasão chinesa.
A China reivindica quase todo o Mar do Sul da China, que acredita-se seja rico em recursos naturais, rejeitando as reivindicações de seus vizinhos.
Além das Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietnã reivindicam as águas disputadas.
Os manifestantes, liderados por um ex-comandante naval e chamados Kalayaan Atin Ito (Kalayaan é nosso), desembarcaram no sábado e disseram que iriam ficar por três dias – disseram à BBC que deixariam a ilha até 30 de dezembro.
Eles descreveram a viagem como sendo “patriótica” e um ato simbólico de desafio contra a China. O governo não autorizou a viagem e citou preocupações de segurança.
A tensão se intensificou ao longo do último ano, impulsionado pela agressiva construção de ilhas pela China e patrulhas navais e aéreas, também tem se visto que os EUA e a Austrália estão empreendendo a “operação liberdade de navegação” na área.
Uma investigação recente da BBC, testemunhou de perto a construção de novas ilhas em recifes de corais na área, e foram ameaçados, repetidamente, pelas autoridades chinesas, enquanto estavam em um avião civil nas imediações das ilhas.

As Filipinas têm um processo contra Pequim perante o tribunal de arbitragem, em Haia e diz que a “nine dash line”, que a China usa para demarcar suas reivindicações territoriais, é ilegal ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que ambos os países assinaram.
A China boicotou o processo, insistindo que o Tribunal não tem autoridade para julgar o caso.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-35188017
Direitos reservados de imagem AFP
- Coreia do Norte roubou US$ 2,8 bi em criptomoedas - 24 de outubro de 2025 2:06 am
- Polícia de Tóquio prende suspeito por fraude no exame TOEIC - 24 de outubro de 2025 1:40 am
- UE discute apoio à Ucrânia e novas sanções à Rússia - 24 de outubro de 2025 1:32 am