
O Japão espera fechar esta semana um acordo com a Índia para a adoção por este tipo de “trem bala” japonês ao país, um passo-chave para potenciar as exportações japonesas neste setor, revelou hoje o jornal Nikkei. Imagem: Marcelo Hide.
Prevêem que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu homólogo japonês, Shinzo Abe, emitam uma declaração conjunta sobre o acordo no próximo sábado, durante a visita do chefe do Executivo japonês à Índia, informou o diário econômico.
A linha, a primeira com estas características no subcontinente indiano, compreende um trajeto de 505 quilômetros e vai unir Bombaim a cidade mais povoada da Índia, a Ahmedabad.
A construção iniciar-se em 2017, estando a conclusão prevista para 2023, detalhou o Nikkei.
As duas partes discutem as condições de financiamento do projeto que vai custar cerca de 980 mil milhões de rupias (13.519 milhões de euros).
A Agência de Cooperação Internacional do Japão e o Ministério dos Caminhos-de-Ferro indiano iniciaram um estudo conjunto de viabilidade para os trens de alta velocidade há dois anos. Em julho último emitiram um relatório em que recomendaram o modelo de “trem bala” (Shinkansen).
Os trens que alcançarão mais de 320 quilômetros por hora, encurtarão a duração da viagem entre Bombaim e Ahmedabad das atuais oito horas para apenas duas.
A Índia planeja construir um total de sete linhas de alta velocidade, começando pela que presumivelmente vai construir o Japão.
Apesar do prestígio de que goza o trem bala, até ao momento Tóquio apenas exportou a sua tecnologia de trens de alta velocidade para Taiwan.
O Japão perdeu recentemente um acordo para a China para construção de uma linha ferroviária com estas características na Indonésia e, em 2010, a Assembleia Nacional do Vietnam recusou um projeto similar pelos elevados custos que rondava 56 mil milhões de dólares (51.592 milhões de euros).
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm



















