Forças Armadas das Filipinas investigam vídeo de campo de treinamento do Estado Islâmico no país. As Forças Armadas das Filipinas (AFP – Armed Forces of the Philippines) estão verificando a recente publicação de um vídeo que mostra a alegada existência de um campo de treinamento de extremistas em algum lugar em Mindanao, disse nesta terça-feira o porta-voz Coronel Restituto Padilla.
“Nós levamos todos os vídeos que tem relação com a segurança nacional, que saem na Internet, a sério. É por isso que precisamos validar e autenticar com muito cuidado”, disse Padilla.
Um vídeo, em particular, é atribuído ao site “SITE Intelligence Group” com o título de “Soldados do Califado” Treinamento nas Filipinas.
“O material do vídeo tomou nossa atenção e já temos uma cópia do mesmo, e o encaminhamos para validação e autenticação na Unidade Forense Cibernética”, disse Padilla.
Ele ressaltou que vídeos como este já não são novidades para os serviços militares e de inteligência policial, devido à presença de células terroristas locais, tais como o Grupo Abu Sayyaf (ASG) em Basilan e Sulu, que estão alinhados com os ideais dos movimentos terroristas islâmicos como a Al-Qaeda e outros que operam na Síria e Iraque e outras partes do mundo.
Padilla acredita que uma possível intenção do vídeo é atrair recrutas através de canais de mídia social.
“Como você sabem, a mídia social, agora, é a maneira mais fácil pelo qual terroristas islâmicos inspiram e recrutam”, disse ele.
Mas quanto à existência de um campo de treinamento de terroristas islâmicos em Mindanao, Padilla disse que a AFP (Forças Armadas das Filipinas) não tem nenhuma informação concreta a respeito.
O Palácio Presidencial, da mesma forma, negou a existência de um campo terrorista no país.
“De acordo com consultor da Secretaria de Segurança Nacional, Cesar Garcia, O Estado Islâmico não tem um campo de treinamento nas Filipinas”, disse em comunicado o Secretário Herminio Coloma Jr., da Diretoria de Operações e Comunicações Presidenciais.
“O que o Estado Islâmico tem feito e tentar ligar-se a grupos jihadistas locais. Algumas dessas pessoas vinculadas ao Estado Islâmico, que são realmente poucos, também têm procurado refúgio nas áreas de base destes grupos terroristas, ” adicionou Coloma.
Link do vídeo: http://www.interaksyon.com/article/121755/video–afp-probes-is-training-camp-video
by Jaime Sinapit, InterAksyon.com
Fonte: InterAksyon http://www.interaksyon.com/article/121755/video–afp-probes-is-training-camp-video
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am