27 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 12:22: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Forças Armadas das Filipinas investigam vídeo de campo de treinamento do Estado Islâmico no país

Forças Armadas das Filipinas investigam vídeo de campo de treinamento do Estado Islâmico no país. As Forças Armadas das Filipinas (AFP – Armed Forces of the Philippines) estão verificando a recente publicação de um vídeo que mostra a alegada existência de um campo de treinamento de extremistas em algum lugar em Mindanao, disse nesta terça-feira o porta-voz Coronel Restituto Padilla.

“Nós levamos todos os vídeos que tem relação com a segurança nacional, que saem na Internet, a sério. É por isso que precisamos validar e autenticar com muito cuidado”, disse Padilla.

Um vídeo, em particular, é atribuído ao site “SITE Intelligence Group” com o título de “Soldados do Califado” Treinamento nas Filipinas.

“O material do vídeo tomou nossa atenção e já temos uma cópia do mesmo, e o encaminhamos para validação e autenticação na Unidade Forense Cibernética”, disse Padilla.

Ele ressaltou que vídeos como este já não são novidades para os serviços militares e de inteligência policial, devido à presença de células terroristas locais, tais como o Grupo Abu Sayyaf (ASG) em Basilan e Sulu, que estão alinhados com os ideais dos movimentos terroristas islâmicos como a Al-Qaeda e outros que operam na Síria e Iraque e outras partes do mundo.

Padilla acredita que uma possível intenção do vídeo é atrair recrutas através de canais de mídia social.

“Como você sabem, a mídia social, agora, é a maneira mais fácil pelo qual terroristas islâmicos inspiram e recrutam”, disse ele.

Mas quanto à existência de um campo de treinamento de terroristas islâmicos em Mindanao, Padilla disse que a AFP (Forças Armadas das Filipinas) não tem nenhuma informação concreta a respeito.

O Palácio Presidencial, da mesma forma, negou a existência de um campo terrorista no país.

“De acordo com consultor da Secretaria de Segurança Nacional, Cesar Garcia, O Estado Islâmico não tem um campo de treinamento nas Filipinas”, disse em comunicado o Secretário Herminio Coloma Jr., da Diretoria de Operações e Comunicações Presidenciais.

“O que o Estado Islâmico tem feito e tentar ligar-se a grupos jihadistas locais. Algumas dessas pessoas vinculadas ao Estado Islâmico, que são realmente poucos, também têm procurado refúgio nas áreas de base destes grupos terroristas, ” adicionou Coloma.

Link do vídeo: http://www.interaksyon.com/article/121755/video–afp-probes-is-training-camp-video

by Jaime Sinapit, InterAksyon.com

Fonte: InterAksyon http://www.interaksyon.com/article/121755/video–afp-probes-is-training-camp-video

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img