20.4 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 1:17: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Exército iraquiano declara libertação completa da cidade de Ramadi

Exército iraquiano declara libertação completa da cidade de Ramadi. O exército iraquiano declarou libertação completa de Ramadi ocupada pelo Daesh na segunda-feira (28), relatou o TV local.

As forças iraquianas levantaram a bandeira do país no telhado do complexo do governo na cidade de Ramadi, disse o porta-voz do exército, Yahya Rasool, segundo a televisão local.

“Sim, a cidade de Ramadi foi libertada. As forças iraquianas de combate ao terrorismo ergueram a bandeira iraquiana no complexo do governo em Anbar”, disse o porta-voz militar, citado pela Reuters.

Rasul Abdallah adicionou que as Forças Armadas iraquianas podem fazer avanços contra o Daesh na província de Ninawa, após libertar a província de Anbar.

“As forças de segurança controlam agora todas as ruas. Não há resistência por parte do Daesh”, disse Ibrahim al-Fahdawi, um oficial de segurança da província de Anbar, citado pela AFP.

Depois de retomar a cidade, as forças iraquianas desativaram as bombas nas ruas de Ramadi.

Os sapadores são confrontados com a tarefa de “limpar” a cidade onde os militantes plantaram milhares de bombas.

Militares iraquianos em frente de uma ponte sobre o rio Eufrates
© AP Photo Exército do Iraque combate Daesh no centro de Ramadi

De acordo com o brigadeiro-general Majid al-Fatlawi, o Daesh deixou mais de 300 engenhos explosivos nas estradas e nos edifícios do complexo do governo.

Os iraquianos foram às ruas de várias cidades para comemorar na noite de domingo e as autoridades felicitaram as forças iraquianas pela sua maior vitória desde que o Daesh ocupou grandes partes do país no ano passado.

Na semana passada, as forças armadas iraquianas iniciaram uma operação para libertar o centro de Ramadi, que estava ocupada pela organização terrorista Daesh, também conhecida como Estado Islâmico, desde maio. De acordo com a inteligência iraquiana, cerca de 250 a 300 jihadistas estavam segurando os bairros centrais da cidade.

Fonte: Sputnik Brasil 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img