Diplomata da Coréia do Norte expulso da Africa do Sul por comercializar chifre de rinoceronte. Um diplomata norte-coreano foi expulso da África do Sul por comercializar ilegalmente chifre de rinoceronte, de acordo com um porta-voz do Departamento de Relações Internacionais da África do Sul.
O diplomata foi preso no país vizinho, Moçambique, em maio. A mídia local identifico-o como sendo Park Choi-jun.
Autoridades norte-coreanas da embaixada disseram que ele foi enviado de volta para a Coréia do Norte no dia 11 de dezembro.
O chifre de rinoceronte é altamente valorizado no mercado negro asiático, onde acredita-se que tenha propriedades medicinais.
O News24 da África do Sul, informou que o homem estava dirigindo um carro com matrícula diplomática Sul-Africana, contendo 4,5 kg de chifre de rinoceronte e $ 99.300 em dinheiro, no momento da sua detenção.
O News24 informou, também, que a polícia de Moçambique liberou-o depois do pagamento de $ 30.000 de fiança. Foi dado um mês para que deixasse a África do Sul em novembro, disseram.
Não é a primeira vez que diplomatas norte-coreanos foram presos tentando comprar, vender ou contrabandear mercadorias ilegalmente. Um enviado norte-coreano foi expulso de Bangladesh pelo contrabando de ouro, em março.
Vários diplomatas vietnamitas também foram presos comprando, contrabandeando ou recebendo chifres de rinoceronte na África do Sul, nos últimos anos.
Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-africa-35173719
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am