Cidade de Iga na Província de Mie passa a reconhecer parcerias do mesmo sexo em abril do próximo ano. A cidade de Iga na Província de Mie está se preparando para iniciar a emissão de certificados que reconhecem as parcerias do mesmo sexo como equivalentes ao casamento em abril do próximo, para combater a discriminação contra as minorias sexuais, disse o Prefeito de Iga, Mayor Sakae Okamoto, para a Agência Kyodo News.
A cidade vai seguir os distritos de Shibuya e Setagaya, de Tóquio, que se tornaram primeiro e segundo governos locais do Japão a introduzir o sistema de certificado em novembro. A partir de sexta-feira, um total de 16 casais do mesmo sexo receberão seus documentos dos dois distritos.
A cidade de Takarazuka, no oeste do Japão, Província de Hyogo, por sua vez, disse que vai começar a emitir o documentos de autenticação juramentos de parceria por parte de casais do mesmo sexo, em junho do próximo ano.
O prefeito disse que instruiu as autoridades da cidade de Iga para visitar Takarazuka para aprender sobre o seu plano e compilar as orientações até ao final de Março, sobre a emissão dos certificados de parceria.
A cidade de Iga, que já recebeu fóruns de minorias sexuais, está planejando o tratamento para casais do mesmo sexo iguais aos casais heterossexuais em hospitais e apartamentos geridos pelo governo municipal e pedir a colaboração de empresas privadas, como agências imobiliárias.
Pessoas em relacionamentos do mesmo sexo, muitas vezes, enfrentam discriminação quando procuram habitação ou vão visitar parceiros em hospitais.
Okamoto se refere a uma pesquisa online, conduzida pela empresa Dentsu Inc em abril que encontrou 7,6 por cento, ou um em cada 13, de cerca de 70.000 pessoas entrevistadas, identificando-se como lésbicas, gays, bissexual ou transgênero no Japão.
“Em Iga, com uma população de cerca de 95.000 habitantes, mais de 6.000 pessoas pertencem à comunidade LGBT, disse o prefeito. “É nosso papel criar uma sociedade em que as minorias sexuais possam viver orgulhosamente.”
Casamentos do mesmo sexo não são legalmente permitidos no Japão e esses casais dizem que enfrentam desvantagens, tais como a incapacidade de herdar propriedade dos parceiros sem testamento ou beneficiar-se de deduções de imposto de renda para os cônjuges.
Fonte: Japan Today http://www.japantoday.com/category/national/view/mie-city-to-recognize-same-sex-partnerships-from-april
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am