Independente do quanto tomemos de cuidados quando dirigimos, sempre existe a possibilidade de nos envolvermos em um acidente de transito Portanto, vamos aprender o que fazer quando nos depararmos com eles! Imagem: Divulgação.
Caso você cause um acidente de trânsito são 3 as suas responsabilidades:
- Responsabilidade criminal: Será averiguada a responsabilidade pelos crimes decorridos do acidente provocado pelo condutor, podendo este, estar sujeito a prisão com trabalhos forçados, prisão ou multa etc.
- Responsabilidade administrativa: O causador do acidente, dependendo do numero de pontos acumulados por infração em sua carteira de habilitação ate o momento, poderá te-la apreendida, anulada e receber demais punições cabíveis. A pontuação da carteira de habilitação diminui de acordo com a infração e acidente cometido, sendo tomadas medidas quando atingidas determinadas pontuações.
- Responsabilidade civil: O causador do acidente deverá, de acordo com seu grau de culpa, ressarcir a vitima pelos danos causado pelo acidente.
Do acidente até a resolução (civil):
ACIDENTE
- Socorro aos feridos. De acordo com o caso, chamar uma ambulância ou bombeiro Tel.119*
- Informar a polícia Tel.110*
- Verificar os dados da outra parte: Placa do carro, tipo, cor etc., numero de seguro, contato, fotografar toda a cena do acidente (para se prevenir de futuros transtornos).
- Contactar sua seguradora
↓
- Negociação extra-judiciais → Conciliação/Julgamento
↓ ↓ ↓
- Formulação de acordo → Formulação de Ata de Conciliação/Sentença
↓ ↓ ↓
PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO PELOS DANOS SOFRIDOS
↓
RESOLUÇÃO DO ACEDENTE
⊗ O Atestado de acidente de transito (Kotsu Jiko Shomeisho) é o único documento que atesta oficialmente a ocorrência de um acidente de transito. Não é emitido nos casos em que o acidente não foi comunicado à policia, por tanto faça sem falta o boletim de ocorrência. Em casos de acidentes com feridos, não é emitido se tenha passado 5 anos desde o ocorrido. Mesmo que não seja necessária sua emissão imediatamente depois do acidente, por vezes este é necessário ate mesmo vários anos depois do ocorrido, para se inscrever em auxílios relacionados. Portanto especialmente em ocorrências com óbito ou ferimentos graves, obtenha o documento sem falta. O formulário pode ser obtido nos Centros de Direção Defensiva (Jidousha Anzen Unten Ceter), delegacias de policia, seguradoras.
*Existem situações nas quais ferimentos parecem leves logo após o acidente, mas acabam se agravando. Faça um exame médico o quanto antes.
*Avisar a policia é um dever do causador do acidente, informar a policia do ocorrido, para evitar condenações futuras. Também é importante que a vitima faça um boletim de ocorrência.
Shiga International Association
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm