5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  6:46
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Livro infantil causa polêmica no Brasil

Livro infantil baseado em fatos reais tem causado polêmica nas redes sociais depois que um pai de aluno de uma escola privada de Brasília exigir a exclusão da obra da biblioteca da escola por achar que ela fere a família tradicional brasileira. Imagem arquivo pessoal Gisele Gama Andrade.

A escritora do livro “A família de Sara” Gisele Gama Andrade, que por sinal é mãe na vida real da personagem do livro, que fala das dificuldades de uma criança que não conhece seu pai nas comemorações do dia dos pais.

A escola até argumentou defendendo o livro paradidático, mas decidiu não adota-lo no próximo ano letivo, ao que da entender, não querer ter problemas com outros pais no ano que vem.

Outros pais com conhecimento de causa e de visão aberta, indignados com a decisão da escola lançaram uma campanha nas redes sociais para a volta do livro ‪#‎voltasara‬, a campanha destaca a relevância do livro para que qualquer criança se sinta incluída no processo educacional. Para estes pais o livro é adequado a professores, psicólogos e outros profissionais, já que auxiliaria no processo de reflexões sobre família.

Clique abaixo e ouça a entrevista da escritora a Band News FM:

Entrevista da escritora Gisele a Band News FM

Um pouco mais sobre o conceito de família.

Com as mudanças sociais na sociedade ocidental ao longo do tempo mais principalmente nos últimos cinquenta anos, na atualidade existem diferentes tipos de famílias, com diferentes formas que foram evolucionando segundo essas mudanças sociais. As famílias atuais, por tanto, podem ser monoparental, homoparental e a clássica. Para conhecer um pouco mais estas famílias vamos a definir-lhas:
– Família monoparental: Quando somente tiver um ascendente, já seja a mãe ou o pai, que pode ser por falecimento do outro, por separação/divórcio ou por ser pai ou mãe solteiro.
– Família homoparental: Quando os dois ascendentes são do mesmo sexo, sejam homens ou mulheres.
– Família clássica ou nuclear: Composta por o pai e a mãe, além dos filhos, quer dizer, o conceito de família tradicional de antigamente. Também é família quando esteve recém-casado o casal sem ter filhos ainda. Uma vez cassados já formam uma família de duas pessoas.
A família conta com obrigações e direitos, como todo grupo social. Também dependendo dos componentes ou membros dessa família será definida de diferentes formas, como família nuclear (composta pelos pais e filhos), família extensa que inclui também aos avós, primos ou outros parentes ou a família composta que está formada pelos pais e filhos, além de algum membro com vínculo consanguíneo somente com um dos ascendentes, seja o pai ou a mãe.

queconceito.com.br

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)